Manual de psicologia hospitalar no trauma: atendimento psicológico a vítimas de acidentes de trânsito

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCHINA SILVA, Jaqueline-
Autor(es): dc.contributor.authorSOEIRO VIDIGAL, Ana Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA DA COSTA, Renato-
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO SILVA, Rafaela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-11T13:46:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-11T13:46:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-20-
identificador: dc.identifier.otherManual de psicologia hospitalar no trauma: atendimento psicológico a vítimas de acidentes de trânsitopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922292-
Resumo: dc.description.abstractO presente Manual tem o objetivo de subsidiar as ações desenvolvidas no Estágio em Psicologia da Saúde e Hospitalar, com enfoque prioritário no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito. Trata-se de uma tecnologia educacional desenvolvida para dar suporte às atividades realizadas no cenário hospitalar. Os estágios são modalidades de ensino imprescindíveis na transição para a vida profissional e constituem uma etapa educacional estratégica na formação do psicólogo. Sua função é estimular o aprendizado contextualizado, significativo e ativo, permitindo a articulação entre teoria e prática, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Psicologia (DCN/Psicologia). Em se tratando do ensino em saúde, o estágio hospitalar tem o objetivo de consolidar conhecimentos, habilidades e competências, oportunizando o contato com a realidade do sistema público de saúde brasileiro, onde o aluno é concebido como protagonista de seu aprendizado. Trata-se de um cenário rico em desafios e possibilidades, e que atualmente representa uma importante área de atuação psicológica, resultado da progressiva expansão da Psicologia da Saúde e Hospitalar no cenário brasileiro e loco-regional. Os capítulos do Manual foram divididos em três seções. Na primeira, é feita uma breve contextualização do histórico da Psicologia da Saúde e Hospitalar. Na segunda seção, foram apresentadas algumas considerações sobre o processo de aprendizagem, o papel do preceptor/supervisor e do discente, além de reflexões sobre o hospital como cenário de aprendizagem. Na terceira e última seção, são apresentadas as características da atuação do psicólogo hospitalar no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, com enfoque nas modalidades de atendimento, recursos de intervenção e relação paciente-família-equipe. Por fim, o texto apresenta também algumas considerações sobre a postura ética do estagiário. Espera-se que os conteúdos aqui apresentados auxiliem no aprimoramento das atividades de orientação, supervisão e preceptoria, com acréscimos positivos ao aprendizado acadêmico e profissional dos futuros psicólogos. Considerando a escassez de literatura disponível sobre a temática, em especial no que tange à Região Norte do país, pretende-se também abrir o caminho para que a Psicologia Hospitalar se consolide cada vez mais em nossa região, enquanto um importante componente do ensino em saúde e particularmente da Psicologia brasileira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent697 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINOpt_BR
Título: dc.titleManual de psicologia hospitalar no trauma: atendimento psicológico a vítimas de acidentes de trânsitopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino em Saúde na Amazôniapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico do PPG Ensino em Saúde na Amazôniapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons