Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Tayllen Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Diego Ramon Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-11T00:51:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-11T00:51:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Mata do Bacurizal só tem bacuri? Sequência de Ensino Investigativa sobre diversidade de ecossistemas marajoaras | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922259 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este é o produto educacional resultante da pesquisa de mestrado profissional, intitulada “Sequência de ensino investigativa (SEI) sobre a diversidade de ecossistemas marajoaras” Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (PPGEECA). Teve como embasamento teórico o ensino por investigação e a educação ambiental. O Ensino por Investigação no Ensino de Ciências (EnCI) de Ana Maria Pessoa de Carvalho Alfabetização Científica de Lúcia Helena Sasseron e Educação Ambiental que possibilitaram a elaboração do que aqui será apresentado. Trata-se de uma sequência de ensino investigativa - SEI sobre diversidade de ecossistemas atrelada à Educação Ambiental e alfabetização científica onde foi utilizado a escola e a trilha interpretativa na RESEC - Mata do Bacurizal e Lago do Caraparú. O trabalho foi desenvolvido com alunos da professora pesquisadora da turma do 7º ano do ensino fundamental II na escola municipal Professora Oscarina Santos, município de Salvaterra- Marajó, Pará. A SEI possui uma sequência de atividades tanto na sala de aula como fora de sala de aula das quais destacam-se entrevista com questionário semiestruturado, elaboração de desenhos, trilha interpretativas, elaboração de texto e produção de dioramas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 68,8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | A Mata do Bacurizal só tem bacuri? Sequência de Ensino Investigativa sobre diversidade de ecossistemas marajoaras | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE - Tayllen Silva Barbosa.pdf | 70.47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922259/2/PE - Tayllen Silva Barbosa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons