
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará (UEPA) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, MARIA DULCIMAR DE BRITO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, RONILSON FREITAS DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, JULIANE LARISSA BARBOSA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-10T22:44:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-10T22:44:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Anais do IV Encontro de História da Ciência no Ensino de Ciências na Amazônia | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922256 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O IV Encontro de História da Ciência no Ensino de Ciências na Amazônia teve por finalidade tornar o Ensino de Ciências interessante, facilitando a aprendizagem de maneira que, os alunos pudessem entender como são utilizados os diversos conteúdos ou experimentos desenvolvidos por cientistas. O evento mostrou, por meio de episódios históricos, o processo gradual e lento da construção do conhecimento científico, proporcionando uma visão mais concreta da natureza real da ciência, seus métodos e limitações. Destaca-se que houve a apresentação de conhecimentos, informações e orientações sobre a construção e consolidação de um evento que motivou a utilização da História da Ciência como ferramenta para a contextualizar fatos importantes que devem ser apresentados em sala de aula. Nesse sentido, vemos que existe expectativas de que, por meio da história, as dificuldades de aprendizagem em ciências sejam mitigadas. Os trabalhos apresentados durante o evento foram considerados de grande relevância pelas diversas temáticas abordadas. Eles ajudaram a disseminar ideias para outros trabalhos importantes, que irão auxiliar a comunidade acadêmica a se apropriar do conhecimento científico como um instrumento para motivar professores e alunos na continuidade dos estudos na área. A ideia de elaborar um e-book, surgiu quando conseguimos organizar o evento, e que o interesse dos participantes em conhecer os trabalhos que foram apresentados. Ele visa aproximar e refletir sobre o contexto histórico para o desenvolvimento das aulas de ciências, com foco na contextualização dos conteúdos serem trabalhados, uma vez que cada temática apresentada durante o evento foi de grande relevância para os participantes. Os estudos sobre a História da Ciência desenvolvidos ao longo evento foram considerados de grande importância para a Formação de Professores de Química e Física, contribuindo para a humanização da Ciência conforme as abordagens contextuais, por meio do entendimento integral das matérias científicas. A organização deste e-book surgiu da necessidade de demonstrar o quanto a História da Ciência pode e deve transformar o desenvolvimento do Ensino de Ciências, tornando suas temáticas mais interessantes para a formação de professores. O evento foi uma continuidade de outros realizados nos anos de 2016, 2017 e 2019, no Centro de Ciências e Planetário do Pará, promovidos pelo Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não Formal – CTENF da UEPA. Estes estudos destacaram a importância do Ensino de Ciências e como os graduandos deveriam apresentar suas pesquisas dentro do âmbito acadêmico, gerando novos interesses pelos alunos atendidos. Uma grande contribuição da História da Ciência é esclarecer concepções históricas errôneas perpetuadas pelos livros didáticos de todas as áreas do conhecimento científico ao longo do tempo. Essas possíveis deformações do conhecimento científico podem repercutir negativamente no ensino, em especial quando educadores lançam mão das construções das teorias do passado oferecidas pelos cientistas nos dias atuais. Por fim, esperamos que este e-book contemple um perfil moderno, permitindo ao aluno um encontro com os fatos históricos desenvolvidos nas diversas pesquisas que foram apresentadas no IV Encontro de História no Ensino de Ciências na Amazônia. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,67 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | IV ENCONTRO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| IV Encontro de História da Ciência.pdf | 3,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922256/2/IV Encontro de História da Ciência.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons