
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santana Reis da Silva, Joelma | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Maria Edite | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Guimarães Santos, Saulo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bandeira de Moura, Dayvison | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-10T19:48:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-10T19:48:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/874 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Equidade Digital na Educação Brasileira | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922250 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esse artigo corresponde a reflexões acerca dos estorvos para o acesso digital e a utilização da Inteligência Artificial (IA) na educação brasileira, considerando sua aplicabilidade para o ensino em escolas do campo. Com efeito a compreender a adequação dessa perspectiva em processos pedagógicos, tendo em vista as especificidades inerentes ao propósito comum à Política de Educação do Campo, revela-se uma necessidade de estudo. Cabe esclarecer que a inquietação decorre dessa temática que esteve atrelada à disciplina do curso de Doutorado em Ciências da Educação: Inovaciones Tecnológicas y Educación, relacionando-a a objeto de estudo em fase de delimitação e fundamentação, que se vincula à Educação do Campo. Cabe observar que a implementação de tecnologias precisa ser acessível aos envolvidos em processos educacionais. No entanto, há desafios ligados à sua universalização na educação brasileira, que carecem de ser dimensionados. Metodologicamente a revisão bibliográfica foi empregada seguindo conceituação de Marconi e Lakatos (2003; 2017). A respeito do que se refere a Inteligência Artificial, são bases reflexivas: Viccari (2023); Tavares (2021); Coutinho (2020) e CIEB - NOTAS TÉCNICAS#16 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO (USP). Do ponto de vista temporal esse estudo foi realizado no período de janeiro de 2025, em Assunção -Py, na sede da Universidad Del Sol. No campo dos resultados foi possível delinear que a educação brasileira ainda não possui as condições propícias para adoção dessa perspectiva em processos educacionais, adequadamente, tendo em vista entraves. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 961 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Acesso Digital | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos Pedagógicos | pt_BR |
| Título: dc.title | Equidade Digital na Educação Brasileira: Entraves em Escolas do Campo | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons