Equidade Digital na Educação Brasileira: Entraves em Escolas do Campo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantana Reis da Silva, Joelma-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Maria Edite-
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães Santos, Saulo-
Autor(es): dc.contributor.authorBandeira de Moura, Dayvison-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-10T19:48:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-10T19:48:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/874-
identificador: dc.identifier.otherEquidade Digital na Educação Brasileirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922250-
Resumo: dc.description.abstractEsse artigo corresponde a reflexões acerca dos estorvos para o acesso digital e a utilização da Inteligência Artificial (IA) na educação brasileira, considerando sua aplicabilidade para o ensino em escolas do campo. Com efeito a compreender a adequação dessa perspectiva em processos pedagógicos, tendo em vista as especificidades inerentes ao propósito comum à Política de Educação do Campo, revela-se uma necessidade de estudo. Cabe esclarecer que a inquietação decorre dessa temática que esteve atrelada à disciplina do curso de Doutorado em Ciências da Educação: Inovaciones Tecnológicas y Educación, relacionando-a a objeto de estudo em fase de delimitação e fundamentação, que se vincula à Educação do Campo. Cabe observar que a implementação de tecnologias precisa ser acessível aos envolvidos em processos educacionais. No entanto, há desafios ligados à sua universalização na educação brasileira, que carecem de ser dimensionados. Metodologicamente a revisão bibliográfica foi empregada seguindo conceituação de Marconi e Lakatos (2003; 2017). A respeito do que se refere a Inteligência Artificial, são bases reflexivas: Viccari (2023); Tavares (2021); Coutinho (2020) e CIEB - NOTAS TÉCNICAS#16 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO (USP). Do ponto de vista temporal esse estudo foi realizado no período de janeiro de 2025, em Assunção -Py, na sede da Universidad Del Sol. No campo dos resultados foi possível delinear que a educação brasileira ainda não possui as condições propícias para adoção dessa perspectiva em processos educacionais, adequadamente, tendo em vista entraves.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent961 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAcesso Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Pedagógicospt_BR
Título: dc.titleEquidade Digital na Educação Brasileira: Entraves em Escolas do Campopt_BR
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