Uma Sequência Didática para o Ensino de Equações Trigonométricas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza Júnior, José Carlos Barros de-
Autor(es): dc.contributor.authorCabral, Natanael Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-10T18:33:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-10T18:33:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-10-
identificador: dc.identifier.otherUma Sequência Didática para o Ensino de Equações Trigonométricaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922247-
Resumo: dc.description.abstractA preocupação com o ensino e aprendizagem no campo de conhecimento da matemática é uma realidade que alerta para todos os envolvidos no processo. Os documentos que norteiam a educação básica chamam a atenção sobre essa questão, o modo como o conhecimento é mediado, as metodologias de ensino, as práticas pedagógicas são fatores importantes que interferem diretamente na produtividade em sala de aula. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é importante que estimule os alunos a buscar explicações e finalidades para as coisas, discutindo questões relativas à utilidade da Matemática, como ela foi construída, como pode construir para a solução tanto de problemas do cotidiano como de problemas ligados à investigação científica. Desse modo, o aluno pode identificar os conhecimentos matemáticos como meios que o auxiliam a compreender e atuar no mundo (Brasil, 1998, p.62). Para Nacarato (2011), é condizente evidenciar a necessidade de conectar ao processo de ensino da matemática elementos didático-pedagógicos que favoreçam a interação social desses conhecimentos. Assim, “é o professor quem cria as oportunidades para a aprendizagem, seja na escolha de atividades significativas e desafiadoras para seus alunos, seja na gestão de sala de aula. Então, cabe ao professor buscar estratégias que contribuam para o aprendizado dinâmico e produtivo. Desse modo, por intermédio da Dissertação “Uma Sequência didática para o Ensino de Equações Trigonométricas” do Programa de Pós – Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, foi desenvolvido um Produto Educacional, direcionado para docentes e discentes, com foco nos estudos das Equações Trigonométricas Fundamentais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1695pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subject.Ensino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
Título: dc.titleUma Sequência Didática para o Ensino de Equações Trigonométricaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais