
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Tanus, Sarah | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Miwa Hanai-Yoshida, Valquíria | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Profeta, Rogério Augusto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-10T15:27:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-10T15:27:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/867 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A Educação Estatística | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922244 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A educação estatística está se tornando cada vez mais relevante na era digital, caracterizada pela tomada de decisões baseadas em dados. No entanto, ainda enfrentam desafios persistentes. Pesquisas realizadas pelo Programa para a Avaliação Internacional de Competências de Adultos (PIAAC) e pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) destacam as dificuldades que muitos adultos enfrentam na interpretação de dados estatísticos. Este artigo sobre educação estatística no ensino superior baseia-se em uma pesquisa que analisa as percepções dos profissionais da Região Metropolitana de Sorocaba sobre a implementação e o uso do conhecimento estatístico no ambiente profissional. O estudo teve como objetivo identificar os pontos críticos para a melhoria e disseminação de técnicas e do pensamento estatístico nas empresas, explorando as lacunas entre a formação acadêmica em estatística e sua aplicação prática. A metodologia quantitativa foi baseada em um questionário estruturado respondido por 410 profissionais da região, e a análise dos dados categorizados como empresas, representadas pelas respostas dos profissionais, em três níveis de proficiência estatística: iniciante, intermediário e avançado. Os resultados indicam que os principais desafios para a melhoria da estatística nas empresas incluem a necessidade de uma cultura de dados e a limitação de competência estatística. Conclui-se que o desenvolvimento do letramento estatístico pode superar as barreiras entre as ferramentas estatísticas disponíveis e sua aplicação nas organizações. Este estudo se alinha à perspectiva de promover uma educação estatística consciente e está focado em formas de mobilizar o conhecimento a serviço das pessoas e de seus projetos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,10 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Estatística | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Era Digital | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Acadêmica | pt_BR |
| Título: dc.title | O LETRAMENTO ESTATÍSTICO: UMA PONTE ENTRE A APRENDIZAGEM ACADÊMICA E A PRÁTICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons