O LETRAMENTO ESTATÍSTICO: UMA PONTE ENTRE A APRENDIZAGEM ACADÊMICA E A PRÁTICA

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTanus, Sarah-
Autor(es): dc.contributor.authorMiwa Hanai-Yoshida, Valquíria-
Autor(es): dc.contributor.authorProfeta, Rogério Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-10T15:27:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-10T15:27:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/867-
identificador: dc.identifier.otherA Educação Estatísticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922244-
Resumo: dc.description.abstractA educação estatística está se tornando cada vez mais relevante na era digital, caracterizada pela tomada de decisões baseadas em dados. No entanto, ainda enfrentam desafios persistentes. Pesquisas realizadas pelo Programa para a Avaliação Internacional de Competências de Adultos (PIAAC) e pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) destacam as dificuldades que muitos adultos enfrentam na interpretação de dados estatísticos. Este artigo sobre educação estatística no ensino superior baseia-se em uma pesquisa que analisa as percepções dos profissionais da Região Metropolitana de Sorocaba sobre a implementação e o uso do conhecimento estatístico no ambiente profissional. O estudo teve como objetivo identificar os pontos críticos para a melhoria e disseminação de técnicas e do pensamento estatístico nas empresas, explorando as lacunas entre a formação acadêmica em estatística e sua aplicação prática. A metodologia quantitativa foi baseada em um questionário estruturado respondido por 410 profissionais da região, e a análise dos dados categorizados como empresas, representadas pelas respostas dos profissionais, em três níveis de proficiência estatística: iniciante, intermediário e avançado. Os resultados indicam que os principais desafios para a melhoria da estatística nas empresas incluem a necessidade de uma cultura de dados e a limitação de competência estatística. Conclui-se que o desenvolvimento do letramento estatístico pode superar as barreiras entre as ferramentas estatísticas disponíveis e sua aplicação nas organizações. Este estudo se alinha à perspectiva de promover uma educação estatística consciente e está focado em formas de mobilizar o conhecimento a serviço das pessoas e de seus projetos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,10 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEra Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Acadêmicapt_BR
Título: dc.titleO LETRAMENTO ESTATÍSTICO: UMA PONTE ENTRE A APRENDIZAGEM ACADÊMICA E A PRÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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