FUNÇÃO SENO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARAO ENSINO MÉDIO INSPIRADA EM FENÔMENOS DA NATUREZA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMENOR FILHO, JORGE SOARES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-09T23:23:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-09T23:23:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-09-
identificador: dc.identifier.other.Função Seno - uma sequência didática para o Ensino Médio inspirada em fenômenos da naturezapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922236-
Resumo: dc.description.abstractEsta investigação foi desenvolvida a partir da inquietação como professor do ensino médio, em ensinar o conteúdo de Função Seno e a dificuldade por parte dos alunos em aprender tal assunto. Neste contexto esta investigação busca responder a seguinte questão de pesquisa: Como é possível ensinar função Seno, por meio de atividades que estejam associados a fenômenos periódicos da natureza, com auxílio de recursos pedagógicos e tecnológicos? Assim esta inverstigação traçou como objetivo: A elaboração e análise de uma sequência didática, mediada pelo geogebra, para o ensino e aprendizagem do conteúdo de função seno. A fim de alcançar o objetivo proposto, optamos por realizar uma pesquisa quanti-qualitativa, em que fizemos inicialmente um estudo bibliográfico com base em artigos, dissertações, teses e livros. Depois realizamos pesquisa de campo por meio de questionários a 35 professores de Matemática do ensino que lecionam, o conteúdo função seno na sua prática de sala de aula. O referencial teórico da pesquisa teve como base a concepção da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1996) e o ensino por atividades na visão de Sá e Jucá (2017). Estas concepções serviram para nortear a análise da pesquisa e o processo de produção do produto educacional. A partir dessa revisão biobliográfica e da metodologia descrita, foi construído uma sequência de atividades, em que a elaboração do produto educacional foi precedida de uma pesquisa de campo, em que consultamos um grupo de cinquenta alunos do ensino médio, para sabermos suas perspectivas sobre o ensino da função Seno, por meio de atividades mediada pelo software Geogebra como um guia prático definido por “Função Seno: uma sequência didática para o ensino médio, inspirada em fenômenos da natureza”. Deste modo concluiu-se que a partir das atividades propostas demonstrou-se por parte dos alunos um excelente domínio e compreensão do tema proposto, consolidando o produto educacional como uma grande possibilidade de atividade para o ensino da função seno.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5580pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Senopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeogebrapt_BR
Título: dc.titleFUNÇÃO SENO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARAO ENSINO MÉDIO INSPIRADA EM FENÔMENOS DA NATUREZApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais