EDUCOMUNICAÇÃO EM FOCO: CAMINHOS INTERDISCIPLINARES ENTRE A MÍDIA E A EDUCAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenau-
Autor(es): dc.contributor.authorBona, Rafael José-
Autor(es): dc.contributor.authorGalarça, Sandro Lauri da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-10T18:22:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-10T18:22:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://96abf9fb-a2b4-4f23-8e8b-68d6bbf54168.usrfiles.com/ugd/96abf9_eed8e898a40e4b5385cbca63a7159fd2.pdf-
identificador: dc.identifier.otherEducomunicação em Foco (2025).pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922228-
Resumo: dc.description.abstractEste livro nasce dos estudos de acadêmicos e professores de pós-graduação que promovem um diálogo intenso e interdisciplinar entre mídia e educação. Ele reúne uma coletânea de artigos publicados em periódicos e anais de eventos, além de resultados de dissertações, apresentados aqui de forma revisada e ampliada em capítulos de livro. Todos os trabalhos são oriundos do Edumídia – Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação Midiática (Furb/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (Furb). O grupo está em atividade desde 2016 e, a partir de 2019, passou a integrar os estudos da pós-graduação em educação, abordando principalmente as seguintes linhas de pesquisa: Mídia e Educação, Histórias em Quadrinhos e Interfaces da Educação e a Moda. A educomunicação é um campo que atua na intersecção entre educação e comunicação, criando experiências de aprendizagem mais interativas e significativas. Ela capacita indivíduos a serem consumidores críticos e produtores criativos de informação, especialmente em um mundo dominado pela mídia digital. Utilizando diversas linguagens e tipos de mídia, como vídeo, rádio e redes sociais, a educomunicação permite que os alunos não apenas consumam, mas também produzam conteúdo, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e comunicação eficaz. A abordagem valoriza a pedagogia crítica, na qual os estudantes são protagonistas de sua aprendizagem, incentivados a questionar e refletir sobre as dinâmicas de poder na mídia. Dessa forma, eles reconhecem seu papel na transformação social. A educomunicação promove uma sociedade mais democrática e inclusiva, criando um espaço para o diálogo e a construção coletiva do conhecimento, formando cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios. Segundo Ismar de Oliveira Soares (2014), o conceito de educomunicação é uma abordagem que integra comunicação e educação, buscando uma autonomia epistemológica que vai além dos parâmetros tradicionais de cada área. A educomunicação destaca a importância de projetos colaborativos que revisem os padrões teóricos e práticos da comunicação, promovendo transformações sociais que priorizam a expressão e a comunicação desde o processo de alfabetização. Com base nesse contexto, o livro se divide em sete capítulos que discutem diferentes vertentes da comunicação e educação. Os trabalhos abordam temas como histórias em quadrinhos, cinema, moda, jornalismo, educação antirracista, games e videocasts, todos dialogando intensamente com a comunicação.-
Tamanho: dc.format.extent6,4 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEducomunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em Quadrinhos-
Título: dc.titleEDUCOMUNICAÇÃO EM FOCO: CAMINHOS INTERDISCIPLINARES ENTRE A MÍDIA E A EDUCAÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineComunicação e Educação-
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.