Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bona, Rafael José | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Galarça, Sandro Lauri da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-10T18:22:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-10T18:22:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://96abf9fb-a2b4-4f23-8e8b-68d6bbf54168.usrfiles.com/ugd/96abf9_eed8e898a40e4b5385cbca63a7159fd2.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Educomunicação em Foco (2025).pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922228 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro nasce dos estudos de acadêmicos e professores de pós-graduação que promovem um diálogo intenso e interdisciplinar entre mídia e educação. Ele reúne uma coletânea de artigos publicados em periódicos e anais de eventos, além de resultados de dissertações, apresentados aqui de forma revisada e ampliada em capítulos de livro. Todos os trabalhos são oriundos do Edumídia – Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação Midiática (Furb/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (Furb). O grupo está em atividade desde 2016 e, a partir de 2019, passou a integrar os estudos da pós-graduação em educação, abordando principalmente as seguintes linhas de pesquisa: Mídia e Educação, Histórias em Quadrinhos e Interfaces da Educação e a Moda. A educomunicação é um campo que atua na intersecção entre educação e comunicação, criando experiências de aprendizagem mais interativas e significativas. Ela capacita indivíduos a serem consumidores críticos e produtores criativos de informação, especialmente em um mundo dominado pela mídia digital. Utilizando diversas linguagens e tipos de mídia, como vídeo, rádio e redes sociais, a educomunicação permite que os alunos não apenas consumam, mas também produzam conteúdo, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e comunicação eficaz. A abordagem valoriza a pedagogia crítica, na qual os estudantes são protagonistas de sua aprendizagem, incentivados a questionar e refletir sobre as dinâmicas de poder na mídia. Dessa forma, eles reconhecem seu papel na transformação social. A educomunicação promove uma sociedade mais democrática e inclusiva, criando um espaço para o diálogo e a construção coletiva do conhecimento, formando cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios. Segundo Ismar de Oliveira Soares (2014), o conceito de educomunicação é uma abordagem que integra comunicação e educação, buscando uma autonomia epistemológica que vai além dos parâmetros tradicionais de cada área. A educomunicação destaca a importância de projetos colaborativos que revisem os padrões teóricos e práticos da comunicação, promovendo transformações sociais que priorizam a expressão e a comunicação desde o processo de alfabetização. Com base nesse contexto, o livro se divide em sete capítulos que discutem diferentes vertentes da comunicação e educação. Os trabalhos abordam temas como histórias em quadrinhos, cinema, moda, jornalismo, educação antirracista, games e videocasts, todos dialogando intensamente com a comunicação. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 6,4 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educomunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em Quadrinhos | - |
Título: dc.title | EDUCOMUNICAÇÃO EM FOCO: CAMINHOS INTERDISCIPLINARES ENTRE A MÍDIA E A EDUCAÇÃO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Comunicação e Educação | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: