
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Amplamente | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Duque, RITA DE CÁSSIA SOARES | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira Filho, Fernando Luiz Cas de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Avanilde, Polak | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cristina Ferreira de, Assis | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rhadson Rezende, Monteiro | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Maria Aparecida de Moura Amorim, Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-09T23:36:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-09T23:36:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO Impactos, Desafios e Transformações | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922221 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A educação do século XXI enfrenta desafios e transformações que exigem uma profunda reflexão sobre o papel da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Entre as inovações que mais impactam o setor educacional, a Inteligência Artificial (IA) emerge como um dos recursos mais promissores, mas também um dos mais controversos. Enquanto alguns a enxergam como uma ferramenta revolucionária capaz de personalizar o aprendizado, ampliar o acesso ao conhecimento e otimizar a gestão acadêmica, outros alertam para os riscos da automação excessiva, da padronização do ensino e das desigualdades tecnológicas. Diante desse cenário dinâmico, este livro propõe uma análise crítica e aprofundada sobre a presença da IA na educação, investigando seus benefícios, desafios e implicações pedagógicas, éticas e sociais. Mais do que um estudo sobre inovação tecnológica, esta obra busca responder a uma pergunta fundamental: de que maneira a IA pode contribuir para um ensino mais acessível, inclusivo e humanizado, sem comprometer a autonomia dos docentes e a qualidade da aprendizagem? Ao longo dos capítulos, exploramos as principais transformações que a IA já está promovendo no ensino, desde o impacto das plataformas adaptativas e dos assistentes virtuais até a expansão da Realidade Virtual e Aumentada na aprendizagem. Discutimos também a crescente adoção do ensino híbrido, os avanços nos algoritmos de personalização do ensino e os desafios éticos que envolvem o uso de dados educacionais. Além disso, analisamos as políticas públicas necessárias para garantir que a IA seja implementada de maneira responsável, sem ampliar as desigualdades no acesso à educação. Longe de ser um livro exclusivamente técnico, esta obra busca dialogar com educadores, pesquisadores, gestores e todos aqueles interessados em compreender os impactos da IA no ensino. Acreditamos que a tecnologia, quando bem aplicada, pode enriquecer a experiência educacional, mas sua implementação precisa ser acompanhada de uma reflexão crítica, ética e pedagógica. O avanço da IA na educação é inevitável, mas sua adoção não pode ocorrer indiscriminadamente ou sem planejamento. Este livro convida o leitor a refletir sobre os caminhos possíveis para a integração da IA no ensino, compreendendo não somente suas promessas, mas também suas limitações e riscos. A tecnologia deve, portanto, contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento do conhecimento, e não substituir a essência do processo educativo: a interação humana, o pensamento crítico e a capacidade de alterar a sociedade através da educação. Os organizadores – março / 2025 | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,7mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento Digital | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Digital | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO Impactos, Desafios e Transformações | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons