Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Reinaldo Fonseca da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marcus Túlio de Freitas Pinheiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-08T10:12:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-08T10:12:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.calameo.com/read/007885399801bacd64c12 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922212 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Objetivos: O produto teve como objetivo desenvolver uma metodologia para o ensino de lógica de programação, utilizando Sequências Didáticas, recursos tecnológicos institucionais e metodologias ativas. A construção das SDs valorizou os conhecimentos prévios dos estudantes, abordou suas dúvidas e incorporou contextos do cotidiano, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos discentes. Contexto e Justificativa: O produto foi desenvolvido no contexto da pós-graduação, onde a produção científica é essencial para o avanço do conhecimento e a formação de pesquisadores. A integração entre Gamificação e Sequências Didáticas no ensino de Lógica de Programação revelou-se uma estratégia pedagógica eficaz, capaz de abordar desafios específicos. A proposta contribui para a educação ao estruturar conceitos abstratos, estimular a prática contínua, desenvolver o pensamento lógico, conectar teoria e prática, adaptar conteúdos ao nível dos estudantes, promover engajamento e facilitar a avaliação formativa, elementos fundamentais para o aprendizado e disseminação do conhecimento. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequências Didáticas | pt_BR |
Título: dc.title | Proposição de Gamificação Articulada com a Aplicação de Sequências Didáticas Aplicadas ao Ensino de Lógica de Programação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | GESTEC - PPGDC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons