Proposição de Gamificação Articulada com a Aplicação de Sequências Didáticas Aplicadas ao Ensino de Lógica de Programação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorReinaldo Fonseca da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorMarcus Túlio de Freitas Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-08T10:12:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-08T10:12:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.calameo.com/read/007885399801bacd64c12-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922212-
Resumo: dc.description.abstractObjetivos: O produto teve como objetivo desenvolver uma metodologia para o ensino de lógica de programação, utilizando Sequências Didáticas, recursos tecnológicos institucionais e metodologias ativas. A construção das SDs valorizou os conhecimentos prévios dos estudantes, abordou suas dúvidas e incorporou contextos do cotidiano, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos discentes. Contexto e Justificativa: O produto foi desenvolvido no contexto da pós-graduação, onde a produção científica é essencial para o avanço do conhecimento e a formação de pesquisadores. A integração entre Gamificação e Sequências Didáticas no ensino de Lógica de Programação revelou-se uma estratégia pedagógica eficaz, capaz de abordar desafios específicos. A proposta contribui para a educação ao estruturar conceitos abstratos, estimular a prática contínua, desenvolver o pensamento lógico, conectar teoria e prática, adaptar conteúdos ao nível dos estudantes, promover engajamento e facilitar a avaliação formativa, elementos fundamentais para o aprendizado e disseminação do conhecimento.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequências Didáticaspt_BR
Título: dc.titleProposição de Gamificação Articulada com a Aplicação de Sequências Didáticas Aplicadas ao Ensino de Lógica de Programaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseGESTEC - PPGDCpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons