
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado da Bahia | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Patrícia Bastos da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marcus Túlio de Freitas Pinheiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-08T10:34:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-08T10:34:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://labmaker.zaya.net.br/ | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922185 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O referido estudo aborda uma proposta sobre o desenvolvimento de experimentos baseados em metodologias ativas: uma experiência com uso de Recursos Educacionais Abertos (REA’s) através da apropriação da cultura maker. Aplicação no ensino fundamental II no componente curricular ciências na Escola Municipal Professora Marizélia de Jesus Rocha no município de Santos Estêvão/Ba. Nunca foi mencionado tanto a inovação dos processos educacionais, rever práticas, formar professores para que haja uma educação que transforma e considera os discentes como protagonistas, ampliando sua autonomia no decorrer da escolaridade. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é propor a apropriação de Recursos Educacionais Abertos (REA’s) através da Cultura maker no ensino experimental de ciências para contribuir no processo de ensino e aprendizagem nas aulas práticas de ciências no ensino fundamental II da escola municipal Marizélia de Jesus Rocha Leal no município de Santo Estêvão/Ba. O produto foi pensado, articulado e desenvolvido à afim de melhorar as metodologias ativas aplicadas em sala de aula e para maior clareza da linguagem entre docente e discente, deixando assim um legado não só para a escola em estudo, como também para a sociedade, e incentivar outros professores de outras disciplinas a adotarem essa metodologia. As ações futuras é continuar contribuindo e alimentando a plataforma, e tentar juntamente com a escola em questão criar um labmaker físico assim que surgir um espaço. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura Maker | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos Educacionais Abertos | pt_BR |
| Título: dc.title | DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS BASEADOS EM METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA’s) ATRAVÉS DA APROPRIAÇÃO DA CULTURA MAKER | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | GESTEC - PPGDC | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Portal | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons