
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado da Bahia | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Iara Rego Soares Fon | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marcus Túlio de Freitas Pinheiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-08T10:23:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-08T10:23:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.calameo.com/read/007886334388688ceef58 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922184 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto, oriundo da dissertação de mestrado, apresenta uma proposta metodológica inovadora para o Ensino com Intermediação Tecnológica. A abordagem busca otimizar a interação e fomentar a construção colaborativa do conhecimento. A pesquisa utilizou métodos qualitativos – pesquisa documental, entrevistas e grupos focais – contanto com professoras colaboradoras para identificar desafios e oportunidades no Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), culminando em uma proposta metodológica adaptável a diferentes contextos educacionais. Contexto e Justificativa: A diversificação das formas de disponibilização de ambientes educacionais impõe a necessidade de repensar modelos, especialmente diante das limitações dos métodos tradicionais que centralizam a figura do docente e restringem a participação ativa dos alunos. No contexto do ensino com intermediação tecnológica, que atende a diversas localidades e enfrenta desafios na promoção de interações efetivas, o produto justifica-se como uma resposta às demandas contemporâneas. Ao integrar teoria e prática, a proposta visa democratizar o acesso ao conhecimento e potencializar a aprendizagem por meio de metodologias colaborativas e interativas. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
| Título: dc.title | Proposta Metodológica para o Ensino com Intermediação Tecnológica baseada na Interação e Construção Colaborativa do Conhecimento | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | GESTEC - PPGDC | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons