JUVENTUDE(s) E ENSINO DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE DIVERSIDADE E GERAÇÕES EM UMA ESCOLA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

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Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMIRANDA, BIANCA ROCHA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-05T18:24:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-05T18:24:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-06-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Bianca Rocha de Miranda_Intervençãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922156-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa realiza a análise da experiência docente de uma atividade de intervenção pedagógica aplicada aos estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola na região metropolitana de Curitiba. Busca-se analisar a relação do contexto de precarização das escolas públicas, dos ataques à Sociologia por meio de medidas neoliberais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio, percebendo como tais medidas impactam o cotidiano escolar, às relações de ensino-aprendizagem e às Juventudes. Os objetivos da pesquisa foram: Identificar de que maneira os jovens se reconhecem como sujeitos; reconhecer suas experiências sociais, dentro da realidade que pertencem; perceber suas experiências nas aulas de Sociologia; identificar suas percepções e estratégias frente a temáticas conflituosas; analisar a atividade de intervenção pedagógica e pensar práticas de ensino-aprendizagem que possibilitem as discussões sobre diversidade de maneira mais horizontal e cooperativa. O aprofundamento da análise das atividades se desenvolveu junto ao referencial teórico sobre Juventudes, Experiência social, Socialização e Unidades Geracionais. Foi realizado o levantamento de categorias e palavras presentes nas atividades dos estudantes. Esse levantamento demonstrou que a atividade proposta apresenta alguns elementos, valores e ideais presentes dentro da juventude da escola e das turmas que foram aprofundadas. Concluiu-se que o contexto de desmonte de políticas públicas, precarização da educação básica e a diminuição das aulas de Sociologia, fortaleceram dentro da escola unidades geracionais conservadoras, mas notou-se também reações de unidades geracionais progressistas. E por esses motivos é fundamental pensar em estratégias metodológicas coletivas para fortalecer os laços de coesão e cooperação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2531 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeraçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiência Socialpt_BR
Título: dc.titleJUVENTUDE(s) E ENSINO DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE DIVERSIDADE E GERAÇÕES EM UMA ESCOLA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfsociopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfsociopt_BR
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