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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MIRANDA, BIANCA ROCHA DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-05T18:24:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-05T18:24:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UFPR_Bianca Rocha de Miranda_Intervenção | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922156 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa realiza a análise da experiência docente de uma atividade de intervenção pedagógica aplicada aos estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola na região metropolitana de Curitiba. Busca-se analisar a relação do contexto de precarização das escolas públicas, dos ataques à Sociologia por meio de medidas neoliberais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio, percebendo como tais medidas impactam o cotidiano escolar, às relações de ensino-aprendizagem e às Juventudes. Os objetivos da pesquisa foram: Identificar de que maneira os jovens se reconhecem como sujeitos; reconhecer suas experiências sociais, dentro da realidade que pertencem; perceber suas experiências nas aulas de Sociologia; identificar suas percepções e estratégias frente a temáticas conflituosas; analisar a atividade de intervenção pedagógica e pensar práticas de ensino-aprendizagem que possibilitem as discussões sobre diversidade de maneira mais horizontal e cooperativa. O aprofundamento da análise das atividades se desenvolveu junto ao referencial teórico sobre Juventudes, Experiência social, Socialização e Unidades Geracionais. Foi realizado o levantamento de categorias e palavras presentes nas atividades dos estudantes. Esse levantamento demonstrou que a atividade proposta apresenta alguns elementos, valores e ideais presentes dentro da juventude da escola e das turmas que foram aprofundadas. Concluiu-se que o contexto de desmonte de políticas públicas, precarização da educação básica e a diminuição das aulas de Sociologia, fortaleceram dentro da escola unidades geracionais conservadoras, mas notou-se também reações de unidades geracionais progressistas. E por esses motivos é fundamental pensar em estratégias metodológicas coletivas para fortalecer os laços de coesão e cooperação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2531 Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventudes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerações | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Experiência Social | pt_BR |
| Título: dc.title | JUVENTUDE(s) E ENSINO DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE DIVERSIDADE E GERAÇÕES EM UMA ESCOLA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Profsocio | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Profsocio | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UFPR_BIANCA ROCHA DE MIRANDA_Intervenção_06.09.2024.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922156/2/UFPR_BIANCA ROCHA DE MIRANDA_Intervenção_06.09.2024.pdfDownload |
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