QUAL A SUA PEGADA?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOPES, FABIANO CESAR-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, CARLOS CESAR GARCIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-05T18:16:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-05T18:16:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-
identificador: dc.identifier.otherQUAL A SUA PEGADA?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922155-
Resumo: dc.description.abstractEste material refere-se à produção técnica educacional, parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “Educação Financeira e Pegada Ecológica: criação de um jogo de tabuleiro”. O objetivo da pesquisa foi responder à seguinte questão: como a Educação Financeira pode ser trabalhada no ensino técnico em administração para contribuir com a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes relacionadas à sustentabilidade por meio da pegada ecológica? Pensou-se, então, em um produto educacional que permitisse reflexões e estimulasse o pensamento sustentável como estilo de vida, com engajamento em ações sustentáveis em diferentes ambientes, contribuindo para a formação do profissional e do cidadão consciente. Observa-se que alunos e famílias frequentemente carecem de formação adequada em Educação Financeira (EF), mesmo estando envolvidos com o consumismo e situações de consumo muitas vezes desconsiderando a sustentabilidade (OCDE, 2012). Além disso, a maioria desconhece o conceito de Pegada Ecológica (PE) (Melo; Santos Rego, 2022). Portanto, a proposta foi abordar em sala de aula os conceitos de EF e sustentabilidade por meio da PE, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem dos futuros profissionais de administração. Para isso, tornou-se essencial migrar da teoria para a prática e implementar o produto educacional proposto: um jogo de tabuleiro. Esse recurso foi desenvolvido para suprir a carência de conhecimentos sobre EF e PE. O jogo educacional tem se consolidado como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem, destacando-se como metodologia capaz de engajar os alunos em objetivos específicos, conforme apontado por Sena (2019). O jogo pode promover o desenvolvimento de habilidades relacionadas à resolução de problemas e oferece uma metodologia de ensino inovadora, diferente dos métodos tradicionais. Na criação do artefato, o jogo de tabuleiro "Qual a Sua Pegada?", utilizou-se a metodologia Design Science Research (DSR), que orienta o processo de modelagem, detalhando as funcionalidades e os cenários de aplicação, conectando conhecimento teórico e prático e contribuindo para o desenvolvimento científico. Idealmente, o artefato precisa ser fundamentado em experiências reais e testado em situações práticas, buscando novas soluções ou inovações que melhorem o estado 8 atual do conhecimento (Lacerda et al., 2013). O jogo elaborado integrou conceitos de EF e PE, alinhados aos objetivos das dimensões espaciais e temporais da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Na dimensão espacial, o objetivo foi que os alunos compreendessem o impacto das ações individuais no contexto socioambiental, considerando seu ambiente local e as implicações regionais, nacionais e globais (CONEF, 2014e). Na dimensão temporal, o conceito fundamental foi que “as decisões tomadas no presente podem afetar o futuro, em uma cadeia que conecta passado, presente e futuro” (CONEF, 2014e, p. 10). Essa interligação temporal reforçou a importância de decisões conscientes e sustentáveis. A ludicidade do tabuleiro foi planejada para que o caminho percorrido durante o jogo permitisse aos participantes conhecer e compreender os conceitos de EF e PE de forma prática, divertida e desafiadora. O desafio proposto a cada jogador consiste em ser aquele com o menor índice de planetas consumidos, de acordo com suas escolhas e estilo de vida. As cores e ícones foram cuidadosamente pensados para melhorar o aspecto visual, tornando o jogo mais interessante e atraente. Após a conclusão do tabuleiro, definiu-se situações cotidianas em que um indivíduo tomaria decisões financeiras e sustentáveis. A partir disso, foram desenvolvidas as casas do tabuleiro e os cartões de ação, decisão, advertência e bonificação, que gerassem ganhos ou perdas de pontos, tornando o jogo competitivo e próximo a situações reais do dia a dia. O jogo foi desenvolvido e aplicado com estudantes do ensino técnico em administração, em uma escola do interior do estado de São Paulo. Esperou-se que o jogo "Qual a Sua Pegada?" contribuisse para a compreensão da necessidade de equilíbrio entre sucesso financeiro e sustentabilidade, em que a utilização consciente dos recursos naturais seja tão essencial quanto o planejamento financeiro responsável. O jogo visou despertar o conhecimento de que a verdadeira riqueza não está apenas na acumulação de recursos, mas em usá-los de maneira a proteger e preservar o meio ambiente para as futuras gerações, promovendo um estilo de vida equilibrado e responsável. Embora criado para o ambiente de sala de aula, vislumbrou-se que o jogo poderia ser adaptado e utilizado em outros contextos e com diferentes públicos, contribuindo para o aprendizado de conceitos relacionados à EF e à PE. Este estudo, além da introdução, foi divido em dois capítulos: o 9 primeiro, dedicado à fundamentação teórico-metodológica que embasa a produção técnica educacional; e o segundo capítulo, apresenta o jogo "Qual a Sua Pegada?", descrevendo seus elementos, instruções para aplicação em diferentes contextos e sugestões para otimizar sua utilização. Por fim, foi incluída a lista completa das referências utilizadas no decorrer da pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,71pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPegada Ecológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
Título: dc.titleQUAL A SUA PEGADA?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons