
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | LOPES, FABIANO CESAR | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, CARLOS CESAR GARCIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-05T18:16:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-05T18:16:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | QUAL A SUA PEGADA? | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922155 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este material refere-se à produção técnica educacional, parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “Educação Financeira e Pegada Ecológica: criação de um jogo de tabuleiro”. O objetivo da pesquisa foi responder à seguinte questão: como a Educação Financeira pode ser trabalhada no ensino técnico em administração para contribuir com a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes relacionadas à sustentabilidade por meio da pegada ecológica? Pensou-se, então, em um produto educacional que permitisse reflexões e estimulasse o pensamento sustentável como estilo de vida, com engajamento em ações sustentáveis em diferentes ambientes, contribuindo para a formação do profissional e do cidadão consciente. Observa-se que alunos e famílias frequentemente carecem de formação adequada em Educação Financeira (EF), mesmo estando envolvidos com o consumismo e situações de consumo muitas vezes desconsiderando a sustentabilidade (OCDE, 2012). Além disso, a maioria desconhece o conceito de Pegada Ecológica (PE) (Melo; Santos Rego, 2022). Portanto, a proposta foi abordar em sala de aula os conceitos de EF e sustentabilidade por meio da PE, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem dos futuros profissionais de administração. Para isso, tornou-se essencial migrar da teoria para a prática e implementar o produto educacional proposto: um jogo de tabuleiro. Esse recurso foi desenvolvido para suprir a carência de conhecimentos sobre EF e PE. O jogo educacional tem se consolidado como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem, destacando-se como metodologia capaz de engajar os alunos em objetivos específicos, conforme apontado por Sena (2019). O jogo pode promover o desenvolvimento de habilidades relacionadas à resolução de problemas e oferece uma metodologia de ensino inovadora, diferente dos métodos tradicionais. Na criação do artefato, o jogo de tabuleiro "Qual a Sua Pegada?", utilizou-se a metodologia Design Science Research (DSR), que orienta o processo de modelagem, detalhando as funcionalidades e os cenários de aplicação, conectando conhecimento teórico e prático e contribuindo para o desenvolvimento científico. Idealmente, o artefato precisa ser fundamentado em experiências reais e testado em situações práticas, buscando novas soluções ou inovações que melhorem o estado 8 atual do conhecimento (Lacerda et al., 2013). O jogo elaborado integrou conceitos de EF e PE, alinhados aos objetivos das dimensões espaciais e temporais da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Na dimensão espacial, o objetivo foi que os alunos compreendessem o impacto das ações individuais no contexto socioambiental, considerando seu ambiente local e as implicações regionais, nacionais e globais (CONEF, 2014e). Na dimensão temporal, o conceito fundamental foi que “as decisões tomadas no presente podem afetar o futuro, em uma cadeia que conecta passado, presente e futuro” (CONEF, 2014e, p. 10). Essa interligação temporal reforçou a importância de decisões conscientes e sustentáveis. A ludicidade do tabuleiro foi planejada para que o caminho percorrido durante o jogo permitisse aos participantes conhecer e compreender os conceitos de EF e PE de forma prática, divertida e desafiadora. O desafio proposto a cada jogador consiste em ser aquele com o menor índice de planetas consumidos, de acordo com suas escolhas e estilo de vida. As cores e ícones foram cuidadosamente pensados para melhorar o aspecto visual, tornando o jogo mais interessante e atraente. Após a conclusão do tabuleiro, definiu-se situações cotidianas em que um indivíduo tomaria decisões financeiras e sustentáveis. A partir disso, foram desenvolvidas as casas do tabuleiro e os cartões de ação, decisão, advertência e bonificação, que gerassem ganhos ou perdas de pontos, tornando o jogo competitivo e próximo a situações reais do dia a dia. O jogo foi desenvolvido e aplicado com estudantes do ensino técnico em administração, em uma escola do interior do estado de São Paulo. Esperou-se que o jogo "Qual a Sua Pegada?" contribuisse para a compreensão da necessidade de equilíbrio entre sucesso financeiro e sustentabilidade, em que a utilização consciente dos recursos naturais seja tão essencial quanto o planejamento financeiro responsável. O jogo visou despertar o conhecimento de que a verdadeira riqueza não está apenas na acumulação de recursos, mas em usá-los de maneira a proteger e preservar o meio ambiente para as futuras gerações, promovendo um estilo de vida equilibrado e responsável. Embora criado para o ambiente de sala de aula, vislumbrou-se que o jogo poderia ser adaptado e utilizado em outros contextos e com diferentes públicos, contribuindo para o aprendizado de conceitos relacionados à EF e à PE. Este estudo, além da introdução, foi divido em dois capítulos: o 9 primeiro, dedicado à fundamentação teórico-metodológica que embasa a produção técnica educacional; e o segundo capítulo, apresenta o jogo "Qual a Sua Pegada?", descrevendo seus elementos, instruções para aplicação em diferentes contextos e sugestões para otimizar sua utilização. Por fim, foi incluída a lista completa das referências utilizadas no decorrer da pesquisa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,71 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pegada Ecológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogo de tabuleiro | pt_BR |
| Título: dc.title | QUAL A SUA PEGADA? | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| FABIANO CESAR LOPES.pdf | 3.8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922155/2/FABIANO CESAR LOPES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons