
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SALVADOR, VALDINEIA DE CASTRO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | DE ARAUJO, ROBERTA NEGRÃO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-05T18:02:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-05T18:02:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | GUIA DE ATIVIDADES PARA ESTÍMULO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922153 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em um Programa de Mestrado Profissional é fundamental elaborar não só a dissertação, mas também um produto educacional, que possa ser utilizado nos espaços educacionais por profissionais da área (Brasil, 2020). Este produto educacional foi desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino, ofertado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – campus Cornélio Procópio. Trata-se de um guia de atividades destinado aos professores da Educação Infantil que trabalham com crianças pequenas (4 e 5 anos). O guia foi elaborado com o objetivo de estimular o desenvolvimento da criança pequena. Para Piaget (1972), crianças e adolescentes entendem, assimilam, entram em conflito, acostumam e acomodam seus conhecimentos. A assimilação acontece quando a criança abarca o aprendizado e informações, ou seja, os elementos externos adquiridos se integram em si, causando mudanças nos conhecimentos anteriormente adquiridos, mudando as suposições anteriores e criando outras possiblidades, o que proporciona a evolução significativa do indivíduo. Quanto à acomodação entende-se como um processo de transformação, a estrutura cognitiva vai se adaptando as situações externas, tornando se um processo conjunto entre acomodação e assimilação, enquanto este processo não ocorre, o indivíduo fica em desarmonia com o meio físico e social. Segundo Piaget (1972), os processos de assimilação e acomodação acontecem desde o nascimento até a morte, por meio dele o indivíduo vai se equilibrando e reorganizando sua estrutura cognitiva. O autor entende ainda que o desenvolvimento ocorre a partir da aprendizagem e que esta é resultado da maturação, do social e da genética herdada. Aponta, como consequência para o desenvolvimento, três pontos importantes: (1) Troca entre os indivíduos; (2) Interiorização da palavra; (3) Interiorização da Ação. Pensa no conhecimento sobre dois aspectos: (a) Restrito: obtenção das estruturas operatórias para apropriação dos conhecimentos amplos como: ordenar, classificar e seriar, sendo o conhecimento restrito a base para o 10 conhecimento amplo, processo de aquisição, acomodação e assimilação. (b) Amplo: refere-se a um fato, um fenômeno, ou uma situação. O sentido amplo da aprendizagem caracteriza o desenvolvimento. Piaget (1972) dividiu as fases do desenvolvimento em: - Sensório- Motora (de 0 a 2 anos). - Pré-operatória (de 2 a 6 anos). - Operatório- Concreta (de 7 a 12 anos). - Operatório Formal (dos 12 anos em diante). Este guia considerou a fase Pré-operatória, especificamente a idade de 4 e 5 anos, para a organização das atividades. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,02 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professor | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Guia de Atividades | pt_BR |
| Título: dc.title | GUIA DE ATIVIDADES PARA ESTÍMULO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| VALDINEIA DE CASTRO SALVADOR.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922153/2/VALDINEIA DE CASTRO SALVADOR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons