A Construção de Saberes no Contexto Digital: Inovações Didático-Pedagógicas e Formação Docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Unionpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Fábio José de-
Autor(es): dc.contributor.authorPimentel, Paulo Roberto Brito-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Hilnanda Lopes-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Eunice Rubet de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-07T04:07:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-07T04:07:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-07-
identificador: dc.identifier.otherA Construção de Saberes no Contexto Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922148-
Resumo: dc.description.abstractA evolução das práticas pedagógicas no âmbito educacional tem sido amplamente influenciada pelas transformações tecnológicas e pelas demandas de uma sociedade cada vez mais digitalizada. A Construção de Saberes no Contexto Digital: Inovações Didático-Pedagógicas e Formação Docente surge como uma contribuição valiosa para este cenário, ao reunir reflexões, experiências e estudos sobre o uso de tecnologias digitais e metodologias inovadoras no processo de ensino e aprendizagem. O primeiro capítulo apresenta um estudo reflexivo acerca da aprendizagem baseada em projetos, evidenciando como essa metodologia favorece o desenvolvimento de competências críticas e colaborativas nos estudantes. Na sequência, explora-se a importância do uso de ferramentas de qualidade para a melhoria das práticas didático-pedagógicas, destacando o papel essencial da gestão da qualidade no ambiente escolar. No terceiro capítulo, são analisadas as contribuições das mídias digitais no contexto educativo, ressaltando como essas ferramentas promovem um ensino dinâmico e interativo. A discussão avança para a aprendizagem personalizada, com um estudo sobre plataformas adaptativas, que possibilitam trajetórias educacionais individualizadas e alinhadas às necessidades dos estudantes. A aprendizagem colaborativa e o uso de tecnologias digitais na formação docente são abordados no quinto capítulo, ressaltando a importância de práticas que incentivem o trabalho em equipe e o compartilhamento de saberes. O design instrucional é explorado como um elemento crucial para a efetivação da aprendizagem autogerida, especialmente na formação continuada de docentes. Os últimos capítulos discutem a relevância da inteligência artificial nos cursos de educação a distância e os desafios da inserção de tecnologias e novas metodologias na construção de currículos. A obra, portanto, não apenas reflete sobre as práticas atuais, mas também aponta caminhos para o futuro da educação, evidenciando o papel crucial da inovação e da formação docente na construção de saberes no contexto digital. Ao leitor, espera-se que este livro sirva como uma fonte de inspiração e reflexão, promovendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas que integrem as potencialidades do digital com a complexidade e a riqueza do processo de ensino e aprendizagem. - Professor Fábio Araújo, organizador - Mestre e Doutorando em Educaçãopt_BR
Tamanho: dc.format.extent1170pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidática - Métodos de ensino instrução e estudopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcessamento de dados / Educação por computadorpt_BR
Título: dc.titleA Construção de Saberes no Contexto Digital: Inovações Didático-Pedagógicas e Formação Docentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons