Pensamento Computacional nos Anos Iniciais: uma Experiência em um Curso de Formação para Professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNOGUEIRA, Marilete Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorSIPLE, Ivanete Zuchi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-06T17:26:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-06T17:26:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional PPGECMT_Marilete Pereira Nogueirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922145-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é oriundo de uma pesquisa sobre a formação de professores para o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal pesquisa foi conduzida no âmbito do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias- PPGECMT, vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC. O curso intitulado “Pensamento Computacional nos Anos Iniciais: uma Experiência em um Curso de Formação para Professores”, que foi proposto e aplicado pela pesquisadora, teve por objetivo investigar as concepções desses profissionais, sobre o pensamento computacional, destacando as contribuições e limitações dessa prática. O curso de formação, com carga horária de 20 horas, foi direcionado às professoras dos anos iniciais do ensino fundamental e aplicado na Escola Básica Municipal Sophia Schwedler, em São Bento do Sul – SC. Estruturado em cinco módulos, o curso abordou fundamentos do Pensamento Computacional e estratégias pedagógicas para integrá-lo ao ensino, incluindo a elaboração, aplicação e análise de atividades desplugadas. As atividades desenvolvidas foram disponibilizadas em um blog1, ampliando o acesso ao material e incentivando sua replicação em outros contextos educacionais. Este produto educacional busca contribuir para a capacitação docente, amenizando, mesmo que localmente, algumas lacunas formativas e promovendo o desenvolvimento do Pensamento Computacional como uma habilidade essencial nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1293 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Desplugadaspt_BR
Título: dc.titlePensamento Computacional nos Anos Iniciais: uma Experiência em um Curso de Formação para Professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECMTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons