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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FREIRE, ANE CAROLINE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | POLETTO, RODRIGO DE SOUZA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-05T17:42:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-05T17:42:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ESTRATÉGIA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS SOBRE AS ABELHAS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922140 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A motivação deste estudo se fundamentou nas experiências obtidas pela primeira autora ao longo de cinco anos, na qualidade de professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), em diferentes escolas municipais do interior do Paraná. Durante esse período, ficou evidente a escassez e a superficialidade dos conteúdos relacionados à Educação Ambiental (EA). Além disso, ao indagar alguns professores sobre o motivo de não aprofundarem certos conceitos desse componente, eles relatavam que ainda não era o momento certo, visto que os alunos ainda estavam em processo de alfabetização. Porém, sabemos que alfabetizar vai muito além de ler e escrever. Trata-se, na verdade, de um processo que serve como base para uma educação construtiva e que possibilita o desenvolvimento de ideias e comunicação em diferentes assuntos e contextos. A EA nas séries iniciais do EF tem grande relevância, com caráter formativo permanente e contínuo. Nesse sentido, haveria que abordar temáticas que envolvam os alunos e que despertem a curiosidade deles pelo mundo que os cercam, para que possam se posicionar e intervir responsavelmente na sociedade em que vivem (Pinto; Bampi; Galbiat, 2018). Uma das temáticas importantes para esse público, capaz de promover a reflexão crítica e ética, é a polinização. Trata-se de um processo vital para a reprodução de muitas espécies de plantas no nosso planeta, que contribui para o aumento da variedade genética e disponibilidade de frutos e sementes. Esse processo depende de insetos polinizadores, sendo que as abelhas se destacam entre os demais (Ferreira et al., 2013). Dada a existência de diversas espécies de abelhas no Brasil, optamos por abordar nesta pesquisa somente as abelhas sem ferrão (ASF), por serem essenciais para a expansão e a conservação da biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas. Fonseca (2018) relata que elas também são chamadas de nativas ou indígenas, e conhecidas como o elo da perpetuação vegetal. Apesar de sua grande importância, as abelhas de modo geral estão ameaçadas de extinção – fato que compromete toda a manutenção da vida no planeta. Alguns fatores responsáveis por essa ocorrência são o desmatamento, as queimadas e o uso desenfreado dos defensivos agrícolas (Leite et al., 2014). Dessa maneira, este Produto Técnico Tecnológico visou colaborar 8 com o ensino de EA para alunos do 2º ano do EF, por meio de uma sequência de atividades elaborada e implementada a partir da problemática do desaparecimento das abelhas. Esperamos, com este material, promover noções que sensibilizam os estudantes para a importância das ASF e contribuir com a formação cidadã deles. Porém, antes de apresentá-lo, ressaltamos a possibilidade de outros docentes realizarem adaptações para que possam abordar essa temática em suas aulas, oportunizando essa experiência enriquecedora a mais alunos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,98 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Abelhas sem ferrão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de polinização | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Emergência climática | pt_BR |
| Título: dc.title | ESTRATÉGIA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS SOBRE AS ABELHAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ANE CAROLINE FREIRE.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922140/2/ANE CAROLINE FREIRE.pdfDownload |
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