Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Fabiana França | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-03T19:18:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-03T19:18:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto_famílias_2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922122 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, de autoria de Fabiana França Barbosa, com orientação de Amanda Cristina Teagno Lopes Marques. A pesquisa trouxe a possibilidade de aprofundarmos os estudos com bebês e crianças que, em contato com elementos da natureza, fazem suas pesquisas e se aproximam de conhecimentos científicos. Buscamos neste produto pensar em formas de envolver as famílias nas vivências e contextos trabalhados com os bebês e crianças, uma vez que consideramos essencial famílias, escola e comunidade enquanto participantes e com direito a fala dentro dos processos vividos nas escolas, uma vez que isso é garantido no Currículo da Cidade e também no Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar. A investigação ocorreu em um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de São Paulo, região Oeste, e teve como grupo de pesquisa uma turma com bebês e crianças na faixa etária de 1 e 2 anos. O objetivo deste documento é apresentar a educadores, estudantes de pedagogia e famílias, o quanto as parcerias são importantes, considerando que, quanto maior a participação, maior também será a sensação de bem estar e confiança que os pais/responsáveis terão com relação ao trabalho realizado nas escolas da infância. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 40 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Berçário. Currículo. Ciências. Registro | pt_BR |
Título: dc.title | Relato de Prática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto_famílias_2.pdf | 17,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922122/2/produto_famílias_2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons