Material Didático - Organizando contextos para o berçário: participação e construção de intencionalidade educativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Fabiana França-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Amanda Cristina Teagno Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-03T19:06:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-03T19:06:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherProduto_contextos.pptx_2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922121-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, desenvolvida por Fabiana França Barbosa, com orientação de Amanda Cristina Teagno Lopes Marques. A pesquisa trouxe a possibilidade de nos aprofundarmos nos estudos sobre o Currículo para o Berçário que enriqueça as experiências e possibilite que bebês e crianças pequenas possam fazer suas pesquisas, pautado em pedagogias participativas, desconstruindo assim uma pedagogia transmissiva. Buscamos neste produto apresentar possibilidades de organização de tempos, espaços e materialidades, propondo intervenções nos espaços a partir de experiências com misturas e melecas, luz e sombra e elementos da natureza. Trata-se de favorecer as pesquisas de bebês e crianças pequenas, aproximando-as de conhecimentos científicos, ainda que não sejam explicações presentes nos livros, mas que dão conta de trazer respostas de como veem e se apropriam do mundo em que vivem. A pesquisa ocorreu em um Centro de Educação Infantil da Cidade de São Paulo, região Oeste, e teve como participantes uma turma de bebês e crianças na faixa etária de 1 a 2 anos. Na escola há uma grande área verde que rodeia todos os lados e é ocupada pelas turmas que as exploram em diferentes situações. O objetivo deste documento é aproximar o olhar das/os educadoras/es para a importância de se valorizar a escuta e, por meio da organização das ambiências, que bebês e crianças bem pequenas façam suas pesquisas e se desafiem, favorecendo assim o exercício da autonomia e da liberdade de escolha.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent45 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBerçário. Currículo. Ciênciaspt_BR
Título: dc.titleMaterial Didático - Organizando contextos para o berçário: participação e construção de intencionalidade educativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons