
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Ducere | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Marcelino Gomes de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Maurício Aires | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Paiva, Carlos Daniel Chaves | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Luan Jardel Costa do | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Claudiana Maria da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Conti, Tamires Cristina Bonani | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcante, Cristiane de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Forte, Francisca Eliane Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mota, Lidiane da Silva Rogério | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-03T01:40:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-03T01:40:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-02 | - |
| identificador: dc.identifier.other | História da Educação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922116 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades e a formação dos indivíduos. Desde os primórdios da humanidade, a necessidade de transmitir conhecimentos, valores e habilidades tem sido uma constante, ainda que os métodos e os propósitos tenham variado conforme os contextos históricos, culturais e políticos. Ao longo dos séculos, diferentes civilizações desenvolveram formas de ensinar e aprender, influenciadas por fatores filosóficos, religiosos, econômicos e sociais. Compreender essa trajetória não apenas amplia nosso conhecimento sobre o passado, mas também nos permite refletir criticamente sobre os desafios e possibilidades da educação na atualidade. O e-book “História da Educação: Das Teorias Clássicas às Práticas Contemporâneas” tem como objetivo explorar as transformações do pensamento educacional ao longo da história, destacando as contribuições de grandes teóricos e os impactos das mudanças sociais na configuração dos sistemas educacionais. Para isso, a obra está estruturada em sete capítulos, cada um abordando um período ou um eixo temático fundamental para a compreensão da educação. O primeiro capítulo apresenta as origens históricas do pensamento educacional, revisitando os sistemas de ensino da Antiguidade e suas influências filosóficas. Em seguida, no segundo capítulo, discute-se o surgimento das primeiras teorias modernas de ensino e aprendizagem, abordando a transição do ensino escolástico para abordagens mais centradas no sujeito. No terceiro capítulo, analisam-se as grandes teorias pedagógicas e seus principais representantes, como Comenius, Rousseau, Dewey, Montessori e Freinet, cujas ideias transformaram a forma como a educação é concebida. A relação entre educação, política e economia é tema do quarto capítulo, no qual se examina a influência de fatores estruturais na organização da escola e na formulação das políticas educacionais. No quinto capítulo, o foco recai sobre a história da educação no Brasil, desde o período colonial até os desafios atuais. O sexto capítulo aprofunda-se nos novos paradigmas educacionais do século XXI, considerando os impactos da revolução digital e das novas abordagens pedagógicas. Por fim, o sétimo capítulo discute as perspectivas e desafios para o futuro da educação, destacando a necessidade de inovação e adaptação às demandas contemporâneas. Este livro destina-se a pesquisadores, professores, estudantes e todos aqueles que se interessam pelo papel da educação na sociedade. Ao longo dos capítulos, propõe-se uma reflexão crítica sobre o desenvolvimento histórico da educação e sua influência na construção dos modelos pedagógicos atuais. Mais do que um resgate histórico, a obra convida o leitor a pensar sobre como a escola pode evoluir e se transformar para responder às necessidades do mundo contemporâneo. - Boa leitura! | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1708 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
| Título: dc.title | História da Educação: das teorias clássicas às práticas contemporâneas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| História da Educação.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922116/2/História da Educação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons