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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFSC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PINHEIRO, Ana Paula | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-02T13:08:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-02T13:08:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-02 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Reflexões acerca do PEI e seu planejamento | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922112 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | REFLEXÕES ACERCA DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO E SEU PLANEJAMENTO1 PINHEIRO, Ana Paula PPGEdu-UPF- RS e GEPES-UPF- RS – Docente EBTT da Educação Especial do IFSC, Câmpus Xanxerê-SC ana.pinheiro@ifsc.edu.br 7. Educação Especial e Inclusão O Atendimento Educacional Especializado (AEE), faz parte do contexto da Educação Especial e constitui-se parte dos direitos da pessoa com deficiência, altas habilidades e superdotação, no contexto educacional. Esse direito, se estende às seguintes deficiências: as físicas, intelectuais, sensoriais (visão e audição), transtorno do espectro autista (TEA), mais conhecido como autismo. (Brasil, 2009). Conforme Brasil (2011), em seu Art. 2º “A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes.” Sendo uma das principais funções do AEE, o trabalho direcionado a eliminação de barreiras, sejam elas ambientais, culturais, sociais ou metodológicas de ensino. Mas, esse atendimento possui características que se configuram dentro da prática pedagógica de uma Educação Especial que ao mesmo tempo deve ser inclusiva. Dessa forma, esse estudo se configura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica e com objetivos analíticos-explicativos, com perquirir bibliográfico sobre o planejamento direcionado aos estudantes atendidos, que recebem apoio no AEE. Tendo como objeto de estudo, o documento conhecido como Plano Educacional Individualizado (PEI), que anteriormente era chamado de Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI). Independentemente da nomenclatura, o cerne da proposta, desse 1 Trabalho apresentado no eixo da educação especial do VIII Colóquio Internacional de Educação e III Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino 2024. documento, configura-se o mesmo, configurando-se um documento orientador do processo de ensino aprendizagem do estudante. Porém, as dúvidas com relação a seu planejamento são recorrentes. Nesse sentido, a pergunta problematizadora desse estudo é: quais são os principais requisitos que um planejamento educacional individualizado deve possuir? Sendo assim, objetiva-se com esse trabalho elucidar professores, profissionais da área com relação ao planejar do Plano Educacional Individualizado – PEI. Compreende-se que esse planejamento deve ocorrer em parceria com os docentes dos estudantes que recebem apoio, levando em consideração o diálogo e as propostas adaptativas dos docentes para o estudante. Formando assim um grupo de apoio, que deve tentar estabelecer a parceria com os pais. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento | pt_BR |
| Título: dc.title | REFLEXÕES ACERCA DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO E SEU PLANEJAMENTO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | EVENTO UNOESC Joaçaba-SC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Especial | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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