PERFIL NA REDE SOCIAL INSTAGRAM PARA APRIMORAR OS CONHECIMENTOS DA MATEMÁTICA CHINESA PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBaptista, Arnaldo Hottz-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Thiago Simão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-01T00:11:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-01T00:11:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-02-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922059-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto tem a função de fazer caminhar juntos a tríade Tecnologia, Inclusão e o Ensino da Matemática. Mediante a delimitação do tema se aprofundou aos alunos com TEA. Metodologias ativas foram investigadas e testadas durante o processo da pesquisa e discentes tiveram maior aproveitamento e estímulo mediante às tecnologias apresentadas. Fomentou-se maior interesse ao ensino da matemática onde foi possível o entendimento de uma maneira mais leve e descontraída. Professores, alunos, e pais se aprofundaram mediante a metodologia e por meio dos resultados obtidos, chegou-se a este produto tecnológico, o instagram, com o intuito de difundir o conhecimento da matemática chinesa agregado ao aporte do jamboard que permite uma interação onde professores e alunos podem trabalhar juntos com o intuito de maior protagonismo adquirindo autonomia para sua aprendizagem, construído pelo pesquisador como forma de consulta para aprofundamento acessível aos familiares, alunos, professores e todos que estiverem ao entorno. As redes sociais configuram uma importante ferramenta da nossa época, capaz de difundir informações, (e desinformação) em tempo antes inimaginável. Como professores, podemos observar tanto seu potencial positivo de engajamento com pautas importantes quanto seus riscos quando utilizados indevidamente. Com base nesses pressupostos, foi idealizado este produto final em uma página de rede social que difundisse o conhecimento matemático a partir de metodologias ativas. Deste modo, mediante várias redes sociais disponíveis, foi selecionada o Instagram, por seu alto potencial de engajamento e características técnicas que possibilitam tanto o compartilhamento de imagens quanto de vídeos. A ideia da disseminação deste conteúdo surge da preocupação expressa pelos responsáveis dos estudantes envolvidos na pesquisa, pois as dificuldades de acesso aos conhecimentos matemáticos básicos impactam diretamente na conquista de autonomia para atividades de vida diária e prática no futuro.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Título: dc.titlePERFIL NA REDE SOCIAL INSTAGRAM PARA APRIMORAR OS CONHECIMENTOS DA MATEMÁTICA CHINESA PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTecnologia Digital da Educação Contemporâneapt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons