Sequência Didática para o Estudo de Educação Fiscal na Perspectiva da Matemática Financeira

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pampa - Campus Caçapava do Sul-RSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMatinez, Diego Martins-
Autor(es): dc.contributor.authorRomio, Leugim Corteze-
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Maria Arlita da Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-28T12:38:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-28T12:38:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática para o Estudo de Educação Fiscal na Perspectiva da Matemática Financeirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922046-
Resumo: dc.description.abstractAtualmente, pesquisas relacionadas à Educação Financeira têm ganhado destaque no Brasil e no mundo. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) identifica a Educação Financeira como um dos temas contemporâneos transversais e propõe o estudo de conceitos de economia e finanças, dentre esses, a discussão sobre taxas de juros, inflação, aplicações financeiras e impostos. A inserção, em sala de aula, do estudo de impostos e demais tributos ocorre por meio da Educação Financeira com ênfase à Educação Fiscal, a qual está intimamente relacionada ao entendimento da importância dos tributos para a sociedade e da compreensão do papel do cidadão em meio ao Sistema Tributário Nacional, o que possibilita à construção de uma consciência cidadã que objetive e propicie sua participação no funcionamento e aperfeiçoamento de instrumentos de controle fiscal e social do Estado. Aliado a isso, destaca-se o potencial didático-pedagógico que a Educação Fiscal pode oferecer ao ensino de Matemática, em particular, de Matemática Financeira, uma vez que as reflexões abordadas na Educação Fiscal são um campo rico para observação e aplicação de diversos conceitos matemáticos. Este trabalho apresenta um conjunto de 75 atividades, divididas em quatro grupos, com 12 situações-problema tendo por objetivo propor questões a serem desenvolvidas nas aulas de Matemática, abordando temas relevantes de Educação Fiscal na perspectiva da Matemática Financeira, as quais possibilitam reflexões e discussões que contribuem para o desenvolvimento da cidadania do aluno.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent311 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Fiscalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTributospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Título: dc.titleSequência Didática para o Estudo de Educação Fiscal na Perspectiva da Matemática Financeirapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
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