Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Jane Ramos Marques de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-27T14:09:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-27T14:09:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Jane_Ramos_Intervencao_Pedagogica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922038 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem o objetivo de descrever a experiência de ensino que combinou uma intervenção pedagógica e a produção de material didático no âmbito do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). Trata-se da oferta de um curso de formação continuada para professores do ensino médio da Educação Básica, com o tema "Família e Sociedade”, no qual foram abordados os seguintes temas: família moderna, parentesco, legislação, gênero, trabalho, violência contra a mulher, identidade, cultura e escola. Esses temas têm o potencial de atrair a atenção de jovens estudantes para o universo da Sociologia e para o qual professoras e professores da Educação Básica tiveram poucas oportunidades de aprofundamento. As perspectivas sociológicas em relação à família acompanham as transformações sociais e dão novo sentido às experiências cotidianas, permitindo aos jovens do ensino médio relativizarem suas experiências sociais mais imediatas. Utilizou-se o ambiente de aprendizagem colaborativa do aplicativo Google Classroom, em sala de aula virtual, com disponibilização de material digital envolvendo acervo de leituras, vídeos, fóruns, dinâmicas entre outras atividades de ensino e aprendizagem. O curso foi ofertado no período de pandemia da Covid-19, como disciplina eletiva, pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), na modalidade a distância, com inscrições via formulário Google nos grupos de redes sociais de professores de humanas, licenciados, alunos do Mestrado ProfSocio e interessados. A formação compreendeu nove semanas de aulas, com nove encontros síncronos de duas horas pelo Google Meet, às terças-feiras, das 19h às 21h, e mais três horas de acesso assíncrono ao ambiente virtual, no período de 17/08/2021 a 22/10/2021, totalizando quarenta e cinco horas- aula de curso para certificação final. Matricularam-se vinte e um cursistas regulares do ProfSocio e onze cursistas externos, somando trinta e dois participantes. Ao todo, vinte e cinco cursistas foram aprovados, dois reprovados e cinco desistiram. A avaliação geral da experiência formativa, na visão dos cursistas, foi excelente. Esta oferta serviu de meio para oportunizar aos professores da educação básica de humanidades ferramentas de construção da reflexão no cotidiano escolar das aulas de Sociologia. Dessa forma, foram contemplados autores, conceitos e teorias das Ciências Sociais que auxiliam na compreensão deste complexo grupo social em constante transformação: a família. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,9MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Família | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade | pt_BR |
Título: dc.title | Família e sociedade: curso de formação continuada para licenciandos e docentes do ensino médio da educação básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Jane_Ramos_Intervencao_Pedagogica.pdf | 5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922038/2/TCC_Jane_Ramos_Intervencao_Pedagogica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons