Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Danielly Dornellas de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-27T13:34:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-27T13:34:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Danielly_Dornelas_Dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922037 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo debater em que medida a formação de professores para uma educação étnico racial está se desenvolvendo nos Estados da Paraíba e Pernambuco, em atendimento à Lei 10.639 de 9 de janeiro 2003, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão da História e cultura afro-brasileira nos currículos da educação básica. Para alcançar essa pretensão, tendo em vista os instrumentos e diretrizes que orientam a formação continuada dos professores do componente curricular de Sociologia no Ensino Médio na Paraíba e em Pernambuco, será realizada uma análise documental das políticas públicas e dos currículos de cada Estado. A base teórica utilizada apoia-se, com destaque, na concepção defendida por Antonio Nóvoa sobre a formação docente que promove a preparação de professores reflexivos, que assumem a responsabilidade do seu próprio desenvolvimento profissional e que participem como protagonistas na implementação das políticas educativas. Para tanto, inicialmente, são contextualizados a formação docente e sua importância para o pensamento sociológico para, em seguida, ser discutida a intermitência do currículo de Sociologia e seus impactos na definição de conteúdo sobre a temática étnico-racial. Destaca-se, por fim, as abordagens dadas aos conteúdos voltados para uma educação étnico racial nos currículos estaduais, evidenciando seus limites e possibilidades no currículo escolar do Ensino Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Étiico-racial | pt_BR |
Título: dc.title | A educação para as relações étnico-raciais (ERER) e sua implementação na formação de professores de Sociologia para o ensino médio nos estados da Paraíba e Pernambuco | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Danielly_Dornellas_Dissertacao.pdf | 4,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922037/2/TCC_Danielly_Dornellas_Dissertacao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons