A educação para as relações étnico-raciais (ERER) e sua implementação na formação de professores de Sociologia para o ensino médio nos estados da Paraíba e Pernambuco

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Danielly Dornellas de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-27T13:34:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-27T13:34:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Danielly_Dornelas_Dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922037-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo debater em que medida a formação de professores para uma educação étnico racial está se desenvolvendo nos Estados da Paraíba e Pernambuco, em atendimento à Lei 10.639 de 9 de janeiro 2003, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão da História e cultura afro-brasileira nos currículos da educação básica. Para alcançar essa pretensão, tendo em vista os instrumentos e diretrizes que orientam a formação continuada dos professores do componente curricular de Sociologia no Ensino Médio na Paraíba e em Pernambuco, será realizada uma análise documental das políticas públicas e dos currículos de cada Estado. A base teórica utilizada apoia-se, com destaque, na concepção defendida por Antonio Nóvoa sobre a formação docente que promove a preparação de professores reflexivos, que assumem a responsabilidade do seu próprio desenvolvimento profissional e que participem como protagonistas na implementação das políticas educativas. Para tanto, inicialmente, são contextualizados a formação docente e sua importância para o pensamento sociológico para, em seguida, ser discutida a intermitência do currículo de Sociologia e seus impactos na definição de conteúdo sobre a temática étnico-racial. Destaca-se, por fim, as abordagens dadas aos conteúdos voltados para uma educação étnico racial nos currículos estaduais, evidenciando seus limites e possibilidades no currículo escolar do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉtiico-racialpt_BR
Título: dc.titleA educação para as relações étnico-raciais (ERER) e sua implementação na formação de professores de Sociologia para o ensino médio nos estados da Paraíba e Pernambucopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons