DOCUMENTÁRIO: “PRODUZINDO SENSIBILIDADES COM EMRGÊNCIAS CLIMÁTICAS E SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorElaine Dione Silveira Vaz, João Ricardo Viola dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-27T19:59:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-27T19:59:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Elainept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922029-
Resumo: dc.description.abstractNa situação-convite doze, um documentário foi produzido, trata de um material audiovisual produzido com meus alunos, meus companheiros de viagens, apresentando minhas discussões, angústias e realizações ao longo da pesquisa. No âmbito do nosso Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza em Matemática, apresentamos o produto educacional intitulado “Produzindo Sensibilidades com Emergências Climáticas e Salas de aula de Matemática”. Este documentário, resultado de uma imersão com alunos e colaboradores, materializa as discussões, reflexões e ações desenvolvidas ao longo da pesquisa, oferecendo uma nova situação-convite para a comunidade educacional. Inspirado por iniciativas como as de Santana (2023) e Dornelles (2023), que exploram o potencial do documentário como ferramenta pedagógica, buscamos, por meio deste produto audiovisual, ampliar o diálogo sobre as emergências climáticas e suas interfaces com a educação matemática. A produção do documentário foi norteada pelo objetivo de promover a sensibilização e a compreensão profunda dos alunos em relação às questões ambientais urgentes que afetam a sociedade contemporânea. Para tanto adotamos uma abordagem metodológica que articula teoria e prática incentivando o desenvolvimento de um olhar crítico e responsável nos estudantes. O contato com diferentes perspectivas e realidades ambientais, aliado à fundamentação teórica proporcionada pelo MCS, possibilitou uma abordagem multidimensional do tema, incentivando os alunos a questionarem, interpretarem e elaborarem seus próprios significados. Almejamos que este produto educacional transcenda o espaço da sala de aula e gere impactos positivos e duradouros na sociedade. Também acreditamos que a articulação entre as emergências climáticas e o cotidiano escolar, bem como a realidade da comunidade local, prepara os estudantes para atuarem de forma responsável e consciente diante dos desafios ambientais. Esse documentário não se limita a informar, mas almeja também provocar uma reflexão profunda sobre a urgência de ações sustentáveis. Esperamos que ele se constitua em uma plataforma de diálogo que conecte diferentes perspectivas sobre o tema das emergências climáticas e inspire a construção de um futuro mais justo e sustentável para o nosso planeta.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMudanças Climáticaspt_BR
Título: dc.titleDOCUMENTÁRIO: “PRODUZINDO SENSIBILIDADES COM EMRGÊNCIAS CLIMÁTICAS E SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Arquivos associados:
Elaine_2024_PE.pdfPE_Elaine279,95 kBAdobe PDF/bitstream/capes/922029/2/Elaine_2024_PE.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons