Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Elaine Dione Silveira Vaz, João Ricardo Viola dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-27T19:59:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-27T19:59:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Elaine | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922029 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na situação-convite doze, um documentário foi produzido, trata de um material audiovisual produzido com meus alunos, meus companheiros de viagens, apresentando minhas discussões, angústias e realizações ao longo da pesquisa. No âmbito do nosso Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza em Matemática, apresentamos o produto educacional intitulado “Produzindo Sensibilidades com Emergências Climáticas e Salas de aula de Matemática”. Este documentário, resultado de uma imersão com alunos e colaboradores, materializa as discussões, reflexões e ações desenvolvidas ao longo da pesquisa, oferecendo uma nova situação-convite para a comunidade educacional. Inspirado por iniciativas como as de Santana (2023) e Dornelles (2023), que exploram o potencial do documentário como ferramenta pedagógica, buscamos, por meio deste produto audiovisual, ampliar o diálogo sobre as emergências climáticas e suas interfaces com a educação matemática. A produção do documentário foi norteada pelo objetivo de promover a sensibilização e a compreensão profunda dos alunos em relação às questões ambientais urgentes que afetam a sociedade contemporânea. Para tanto adotamos uma abordagem metodológica que articula teoria e prática incentivando o desenvolvimento de um olhar crítico e responsável nos estudantes. O contato com diferentes perspectivas e realidades ambientais, aliado à fundamentação teórica proporcionada pelo MCS, possibilitou uma abordagem multidimensional do tema, incentivando os alunos a questionarem, interpretarem e elaborarem seus próprios significados. Almejamos que este produto educacional transcenda o espaço da sala de aula e gere impactos positivos e duradouros na sociedade. Também acreditamos que a articulação entre as emergências climáticas e o cotidiano escolar, bem como a realidade da comunidade local, prepara os estudantes para atuarem de forma responsável e consciente diante dos desafios ambientais. Esse documentário não se limita a informar, mas almeja também provocar uma reflexão profunda sobre a urgência de ações sustentáveis. Esperamos que ele se constitua em uma plataforma de diálogo que conecte diferentes perspectivas sobre o tema das emergências climáticas e inspire a construção de um futuro mais justo e sustentável para o nosso planeta. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mudanças Climáticas | pt_BR |
Título: dc.title | DOCUMENTÁRIO: “PRODUZINDO SENSIBILIDADES COM EMRGÊNCIAS CLIMÁTICAS E SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Elaine_2024_PE.pdf | PE_Elaine | 279,95 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922029/2/Elaine_2024_PE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons