USO DE DESENHOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: PRODUÇÃO VISUAL SOBRE AS ELEIÇÕES DE 2022

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFAVORETTO, CARLOS EDUARDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-26T13:01:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-26T13:01:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-30-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Carlos Eduardo Favoretto_Intervençãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921999-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho pretende identificar e compreender qual é a percepção que os estudantes do terceiro ano do ensino médio regular do Colégio Estadual Paulo Leminski têm sobre as eleições presidenciais de 2022. O trabalho foi realizado na forma de intervenção pedagógica em minhas aulas de Sociologia durante o período de propaganda eleitoral, que ocorreu de 16 de agosto até o dia 29 de outubro. O conteúdo da disciplina para o terceiro ano é voltado para a Ciência Política, abordando temas como Política, Ideologia e Poder. A intenção desta intervenção é propor aos estudantes que produzam imagens/desenhos em determinados momentos do período eleitoral, baseando-se no próprio processo eleitoral. A execução do trabalho foi dividida em três partes: 'lado de fora', 'lado de dentro' e 'lado a lado'. As pesquisas, os textos trabalhados em sala, as discussões e reflexões sobre o processo eleitoral, e os momentos de produção dos desenhos serviram para chamar a atenção dos estudantes sobre seus anseios, suas perspectivas e seus pensamentos em relação às eleições. A partir dessas reflexões, podemos observar como o estudante se posiciona e marca seu lugar no que se refere à política e ao pleito eleitoral. Entre os recursos didáticos que serão utilizados para esta intervenção estão o Livro Didático de Sociologia, o material disponibilizado pela SEED/PR (Secretaria de Educação do Estado do Paraná) no planejamento de aulas de Sociologia, o conhecimento produzido nas aulas do ProfSocio, além de textos e vídeos de Sociologia sobre Política, Democracia e Eleições, bem como o próprio material e as imagens das campanhas eleitorais que estavam espalhadas pelas mídias e plataformas digitais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.252 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectintervenção pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEleiçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfSociopt_BR
Título: dc.titleUSO DE DESENHOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: PRODUÇÃO VISUAL SOBRE AS ELEIÇÕES DE 2022pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfsociopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfsociopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons