Entre Reels e stories, sociologia: uma intervenção pedagógica por meio do Instagram.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAZEVEDO, ALINE DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-26T12:55:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-26T12:55:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-19-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Aline de Azevedo_Intervençãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921998-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa concentrou esforços na aplicação de uma intervenção pedagógica – em duas escolas públicas de São José dos Pinhais-PR – a partir do uso do Instagram nas aulas de sociologia. Atualmente, as vivências juvenis e escolares estão umbilicalmente vinculadas às redes sociais. Entretanto, o ensino escolar parece não considerar, ou até mesmo evitar, tal conexão. Por ter sido realizado por meio de tecnologias digitais, o ensino remoto emergencial evidenciou a centralidade das redes sociais nas vivências juvenis e escolares e, assim, representou uma interpelação aos professores no que diz respeito ao uso das redes para fins educacionais. Na encruzilhada entre a plataformização do ensino e a negação das novas tecnologias no campo educacional, essa pesquisa aponta para um caminho que se aproxima das vivências dos adolescentes, em uma proposta que inclui a criação de conteúdos sociológicos pelos estudantes no Instagram, promovendo uma interação mais dinâmica e reflexiva, contribuindo para o debate sobre a incorporação das tecnologias digitais no ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.144 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstagrampt_BR
Título: dc.titleEntre Reels e stories, sociologia: uma intervenção pedagógica por meio do Instagram.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfsociopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfsociopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons