
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | AZEVEDO, ALINE DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-26T12:55:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-26T12:55:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-19 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UFPR_Aline de Azevedo_Intervenção | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921998 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa concentrou esforços na aplicação de uma intervenção pedagógica – em duas escolas públicas de São José dos Pinhais-PR – a partir do uso do Instagram nas aulas de sociologia. Atualmente, as vivências juvenis e escolares estão umbilicalmente vinculadas às redes sociais. Entretanto, o ensino escolar parece não considerar, ou até mesmo evitar, tal conexão. Por ter sido realizado por meio de tecnologias digitais, o ensino remoto emergencial evidenciou a centralidade das redes sociais nas vivências juvenis e escolares e, assim, representou uma interpelação aos professores no que diz respeito ao uso das redes para fins educacionais. Na encruzilhada entre a plataformização do ensino e a negação das novas tecnologias no campo educacional, essa pesquisa aponta para um caminho que se aproxima das vivências dos adolescentes, em uma proposta que inclui a criação de conteúdos sociológicos pelos estudantes no Instagram, promovendo uma interação mais dinâmica e reflexiva, contribuindo para o debate sobre a incorporação das tecnologias digitais no ensino. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 10.144 Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | tecnologias digitais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | pt_BR | |
| Título: dc.title | Entre Reels e stories, sociologia: uma intervenção pedagógica por meio do Instagram. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Profsocio | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Profsocio | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UFPR_ALINE DE AZEVEDO_Intervenção_19.09.2024.pdf | 10,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921998/2/UFPR_ALINE DE AZEVEDO_Intervenção_19.09.2024.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons