ATLAS DAS JUVENTUDES: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA COMPREENDER AS DINÂMICAS E DIVERSIDADES ESTUDANTIS DO COLÉGIO ESTADUAL ROMÁRIO MARTINS EM PIRAQUARA - PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVALIM, ROBERTO TEOBALDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-26T13:10:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-26T13:10:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Roberto Teobaldo Valim_Intervençãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921987-
Resumo: dc.description.abstractA juventude representa uma fase da vida marcada por transformações intensas e variadas, que abrangem aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais. Compreender a abordagem teórica da sociedade sobre a juventude e os desafios enfrentados por esse grupo na atualidade é crucial. Nesse contexto, este trabalho se propõe a analisar a diversidade e a distribuição geográfica dos jovens estudantes do Ensino Médio no Colégio Estadual Romário Martins, situado em Piraquara, Paraná. A construção de um Atlas da Juventude é o objetivo central deste projeto. Esta ferramenta, que se manifesta através do atlas, é uma estratégia pedagógica que apoia o professor, não sendo apenas uma contribuição significativa para o entendimento da juventude, mas também uma ferramenta de intervenção pedagógica, pois funcionará como um instrumento de apoio ao professor, oferecendo suporte direto em suas práticas pedagógicas e fornecendo subsídios para a análise e compreensão das dinâmicas e realidades da juventude. O atlas possibilitará a aplicação de conceitos sociológicos e teorias para a análise das experiências e desafios enfrentados pelos jovens na sociedade, contribuindo para o planejamento de aulas mais envolventes e direcionadas ao público jovem estudado. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica e um questionário estruturado aplicado aos estudantes, visando identificar elementos cruciais relacionados à juventude, cultura, espaço geográfico e território, permitindo uma análise aprofundada e contextualizada dos resultados obtidos. Assim, a criação desse atlas representa uma valiosa contribuição para o entendimento sociológico da juventude em Piraquara, fornecendo uma compreensão mais abrangente e contextualizada das complexas dinâmicas sociais e espaciais vivenciadas por esse grupo na sociedade atual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.971 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJuventudept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura e Subculturapt_BR
Título: dc.titleATLAS DAS JUVENTUDES: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA COMPREENDER AS DINÂMICAS E DIVERSIDADES ESTUDANTIS DO COLÉGIO ESTADUAL ROMÁRIO MARTINS EM PIRAQUARA - PRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfsociopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfsociopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons