
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PRESTES, LILIAN DOS SANTOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-26T13:05:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-26T13:05:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UFPR_Lilian dos Santos Prestes_Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921986 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar a implementação do componente Projeto de Vida na rede estadual de ensino do estado do Paraná, que passa a fazer parte da matriz curricular do Novo Ensino Médio, a partir de um estudo de caso em um colégio do município de Bocaiúva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. Para isso, busca tanto compreender como estudantes do Ensino Médio percebem o Projeto de Vida, analisando a importância e necessidade que atribuem a ele, quanto refletir se a Sociologia poderia abarcar esses conteúdos de forma científica e crítica. Os procedimentos metodológicos adotados foram análise da documentação sobre o Novo Ensino Médio, em particular o Projeto de Vida, e entrevistas qualitativas, por meio de formulários digitais, com estudantes, matriculados no primeiro ano em 2022 e no segundo ano em 2023. Dentre os principais resultados, conclui-se que os estudantes demostram interesse e apreço pelo Projeto de Vida, embora demonstrem que o interesse se dá mais pela maneira como as aulas são ministradas do que propriamente pelo conteúdo trabalhado. Além disso, apontam o componente como importante, mas não sabem exatamente precisar o motivo. Por fim, conclui-se que diversos conteúdos abordados em Projeto de Vida podem ser inseridos e já eram abordados por Sociologia e que uma das grandes problemáticas do Projeto de Vida é a falta de critérios para seleção do professor adequado, uma vez que não há formação específica para este componente curricular. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.180 Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto de Vida | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de Sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
| Título: dc.title | PROJETO DE VIDA: ENTRE ESCOLHAS E IMPOSIÇÕES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Profsocio | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Profsocio | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UFPR_LILIAN DOS SANTOS PRESTES_Dissertação_23.09.2024.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921986/2/UFPR_LILIAN DOS SANTOS PRESTES_Dissertação_23.09.2024.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons