PROJETO DE VIDA: ENTRE ESCOLHAS E IMPOSIÇÕES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPRESTES, LILIAN DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-26T13:05:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-26T13:05:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Lilian dos Santos Prestes_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921986-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar a implementação do componente Projeto de Vida na rede estadual de ensino do estado do Paraná, que passa a fazer parte da matriz curricular do Novo Ensino Médio, a partir de um estudo de caso em um colégio do município de Bocaiúva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. Para isso, busca tanto compreender como estudantes do Ensino Médio percebem o Projeto de Vida, analisando a importância e necessidade que atribuem a ele, quanto refletir se a Sociologia poderia abarcar esses conteúdos de forma científica e crítica. Os procedimentos metodológicos adotados foram análise da documentação sobre o Novo Ensino Médio, em particular o Projeto de Vida, e entrevistas qualitativas, por meio de formulários digitais, com estudantes, matriculados no primeiro ano em 2022 e no segundo ano em 2023. Dentre os principais resultados, conclui-se que os estudantes demostram interesse e apreço pelo Projeto de Vida, embora demonstrem que o interesse se dá mais pela maneira como as aulas são ministradas do que propriamente pelo conteúdo trabalhado. Além disso, apontam o componente como importante, mas não sabem exatamente precisar o motivo. Por fim, conclui-se que diversos conteúdos abordados em Projeto de Vida podem ser inseridos e já eram abordados por Sociologia e que uma das grandes problemáticas do Projeto de Vida é a falta de critérios para seleção do professor adequado, uma vez que não há formação específica para este componente curricular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.180 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de Vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
Título: dc.titlePROJETO DE VIDA: ENTRE ESCOLHAS E IMPOSIÇÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfsociopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfsociopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons