Luara de sol a som: a Música como uma ferramenta para uma educação decolonial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, DANDARA LORENA DOS SANTOS DE PAULA-
Autor(es): dc.contributor.authorARCURI, CHRISTIANE DE FARIA PEREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-26T10:51:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-26T10:51:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-
identificador: dc.identifier.otherDandara Rocha - Ebook - Digital _ 250224_105926pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921984-
Resumo: dc.description.abstractLuara de sol a som: a Música como uma ferramenta para uma educação decolonial é o Produto educacional (em formato físico e como e- Book) vinculado à Pesquisa “A Arte cantada na escola: a resistência da cultura afro-brasileira nas práticas cotidianas” apresentada ao Programa de Pós- graduação de ensino em educação básica/PPGEB, do Instituto de Aplicação/CAp, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Com as experiências e aprendizados nas Oficinas e Rodas de conversa na educação básica de uma Escola da Rede Municipal de Maricá, Rio de Janeiro, o Produto entende a Música como uma prática pedagógica de aprendizagem inclusiva no ensino de Artes - e demais campos interdisciplinares. O material pedagógico destaca a importância da Música não apenas como uma linguagem curricular, mas como uma ferramenta para fomentar a resistência cultural, a inclusão social e a valorização da identidade afro-brasileira com acordes decoloniais. A história contada e ilustrada reflete a jornada da personagem que no seu cotidiano tem a interseção entre a Música e a educação decolonial, enfatizando como a arte é uma linguagem de empoderamento e expressão pessoal. Desse modo, acredita-se que Luara, além de retratar a realidade de muitos jovens da comunidade, é uma história de incentivo para que demais jovens alcancem seus sonhos livres de preconceito, desvalorização e violência.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,09 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectmúsicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprática pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinclusão socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectresistência culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdecolonialidadept_BR
Título: dc.titleLuara de sol a som: a Música como uma ferramenta para uma educação decolonialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Dissertação - Produto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons