Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NUNES, LAÍS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ROSA AMÉLIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-25T17:57:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-25T17:57:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921968 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional “Práticas de Leitura e Escrita no Proeja: Sequência Didática Letramento, Comunicação e Segurança Alimentar: desenvolvendo habilidades de forma integrada” foi construído ao longo da minha pesquisa ”Práticas de Alfabetização e Letramento no PROEJA do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo”, realizada em 2024, tendo como foco o curso técnico de Restaurante e Bar na modalidade Proeja do IFB Campus Riacho Fundo. Desenvolvido ao longo do meu Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, oferecido pela Rede Federal, no programa ProfEPT, do Instituto Federal de Brasília, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, sob a orientação da Profa. Dra. Rosa Amélia Pereira da Silva, gerado e produzido a partir de uma pesquisa. Sabe-se que a Alfabetização e o Letramento são processos fundamentais para a formação humana em todos os aspectos: pessoal, social e profissional, quando se trata das sociedades letradas. No entanto, diversos jovens e adultos ainda enfrentam dificuldades em desenvolver as habilidades básicas de leitura e escrita necessárias para ser bem-sucedido em sua vida cotidiana, no mundo do trabalho e exercer efetivamente a sua cidadania. No contexto específico de jovens e adultos, esses processos apresentam desafios e características particulares que demandam atenção e abordagens específicas. A discussão sobre as particularidades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, como as experiências de vida, a motivação, os conhecimentos prévios, as demandas e as necessidades específicas tornam-se essenciais ao desenvolvimento dos estudantes já que o curso do PROEJA, ao mesmo tempo em que permite a finalização da educação básica, promove a formação profissional, o exercício da cidadania e as possiblidades de inclusão no mundo do trabalho. Desse modo, é importante apresentar como as práticas educativas podem promover a formação integral e significativa dos estudantes, especialmente no que se refere à alfabetização e ao letramento de jovens e adultos, pois são habilidades fundamentais para o pleno exercício da cidadania e para a inclusão social em sociedades letradas. Essa compreensão contribuirá para o desenvolvimento integral dos estudantes, que deve estar alinhado aos princípios norteadores da EPT que possibilitem a formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo. Nesse sentido, considerando que a área de ensino em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) abarca os fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, o produto educacional foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar práticas de letramento aos estudantes para promover o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, de comunicação, de segurança alimentar, por meio de uma abordagem interdisciplinar para que os estudantes possam atuar de maneira crítica, autônoma e responsável na área. O produto educacional é resultado da pesquisa-ação que envolveu ativamente docentes, estudantes e pesquisadores na construção contínua do ensino, contribuindo assim para a formação integral dos estudantes do PROEJA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROEJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Integrada | pt_BR |
Título: dc.title | Práticas de Leitura e Escrita no PROEJA - Sequência Didática Letramento, Comunicação e Segurança Alimentar: desenvolvendo habilidades de forma integrada | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa, Pedagogia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.pdf | 21,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921968/2/SEQUÊNCIA DIDÁTICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons