Práticas de Leitura e Escrita no PROEJA - Sequência Didática Letramento, Comunicação e Segurança Alimentar: desenvolvendo habilidades de forma integrada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, LAÍS-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ROSA AMÉLIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-25T17:57:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-25T17:57:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921968-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional “Práticas de Leitura e Escrita no Proeja: Sequência Didática Letramento, Comunicação e Segurança Alimentar: desenvolvendo habilidades de forma integrada” foi construído ao longo da minha pesquisa ”Práticas de Alfabetização e Letramento no PROEJA do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo”, realizada em 2024, tendo como foco o curso técnico de Restaurante e Bar na modalidade Proeja do IFB Campus Riacho Fundo. Desenvolvido ao longo do meu Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, oferecido pela Rede Federal, no programa ProfEPT, do Instituto Federal de Brasília, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, sob a orientação da Profa. Dra. Rosa Amélia Pereira da Silva, gerado e produzido a partir de uma pesquisa. Sabe-se que a Alfabetização e o Letramento são processos fundamentais para a formação humana em todos os aspectos: pessoal, social e profissional, quando se trata das sociedades letradas. No entanto, diversos jovens e adultos ainda enfrentam dificuldades em desenvolver as habilidades básicas de leitura e escrita necessárias para ser bem-sucedido em sua vida cotidiana, no mundo do trabalho e exercer efetivamente a sua cidadania. No contexto específico de jovens e adultos, esses processos apresentam desafios e características particulares que demandam atenção e abordagens específicas. A discussão sobre as particularidades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, como as experiências de vida, a motivação, os conhecimentos prévios, as demandas e as necessidades específicas tornam-se essenciais ao desenvolvimento dos estudantes já que o curso do PROEJA, ao mesmo tempo em que permite a finalização da educação básica, promove a formação profissional, o exercício da cidadania e as possiblidades de inclusão no mundo do trabalho. Desse modo, é importante apresentar como as práticas educativas podem promover a formação integral e significativa dos estudantes, especialmente no que se refere à alfabetização e ao letramento de jovens e adultos, pois são habilidades fundamentais para o pleno exercício da cidadania e para a inclusão social em sociedades letradas. Essa compreensão contribuirá para o desenvolvimento integral dos estudantes, que deve estar alinhado aos princípios norteadores da EPT que possibilitem a formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo. Nesse sentido, considerando que a área de ensino em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) abarca os fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, o produto educacional foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar práticas de letramento aos estudantes para promover o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, de comunicação, de segurança alimentar, por meio de uma abordagem interdisciplinar para que os estudantes possam atuar de maneira crítica, autônoma e responsável na área. O produto educacional é resultado da pesquisa-ação que envolveu ativamente docentes, estudantes e pesquisadores na construção contínua do ensino, contribuindo assim para a formação integral dos estudantes do PROEJA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLeiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscritapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntegradapt_BR
Título: dc.titlePráticas de Leitura e Escrita no PROEJA - Sequência Didática Letramento, Comunicação e Segurança Alimentar: desenvolvendo habilidades de forma integradapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesa, Pedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons