O ENSINO DE CORPOS REDONDOS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorCORDEIRO JUNIOR, Fernando Augusto Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-24T20:41:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-24T20:41:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-24-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE CORPOS REDONDOS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921963-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação busca responder à questão cientifica: qual é o impacto da utilização de uma sequência didática com o auxílio do software Geogebra na potencialização da aprendizagem sobre corpos redondos? Diante do questionamento, temos como objetivo geral: desenvolver uma sequência didática voltada para o ensino de corpos redondos com o auxílio do software Geogebra. Especificamente: identificar as principais dificuldades que os alunos do ensino médio enfrentam ao aprender os conceitos e propriedades dos corpos redondos; e investigar a internalização de conceitos geométricos de corpos redondos por meio da mobilização, coordenação e conversão de registros semióticos por alunos do ensino médio. Para alcançar esses resultados, nos fundamentamos à luz das teorias Instrumental (Rabardel, 1995) e dos Registros de Representação Semiótica (Duval, 1993). Como metodologia de pesquisa, utilizamos a Engenharia Didática, que tem com etapas: introdução, análises prévias, concepção e análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. As análises prévias evidenciaram dificuldades, como a confusão entre conceitos e a aplicação inadequada de fórmulas. Durante a experimentação, o GeoGebra demonstrou eficácia ao facilitar a mobilização e conversão de registros semióticos, promovendo maior engajamento e compreensão dos alunos. Concluímos que a sequência didática mediada pelo software potencializou a aprendizagem de corpos redondos, destacando a relevância das tecnologias digitais para o ensino de matemática e fornecendo subsídios para práticas pedagógicas futuras.-
Tamanho: dc.format.extent11337-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectCorpos Redondos-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem Instrumental-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática-
Título: dc.titleO ENSINO DE CORPOS REDONDOS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais