Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CORDEIRO JUNIOR, Fernando Augusto Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-24T20:41:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-24T20:41:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE CORPOS REDONDOS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921963 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação busca responder à questão cientifica: qual é o impacto da utilização de uma sequência didática com o auxílio do software Geogebra na potencialização da aprendizagem sobre corpos redondos? Diante do questionamento, temos como objetivo geral: desenvolver uma sequência didática voltada para o ensino de corpos redondos com o auxílio do software Geogebra. Especificamente: identificar as principais dificuldades que os alunos do ensino médio enfrentam ao aprender os conceitos e propriedades dos corpos redondos; e investigar a internalização de conceitos geométricos de corpos redondos por meio da mobilização, coordenação e conversão de registros semióticos por alunos do ensino médio. Para alcançar esses resultados, nos fundamentamos à luz das teorias Instrumental (Rabardel, 1995) e dos Registros de Representação Semiótica (Duval, 1993). Como metodologia de pesquisa, utilizamos a Engenharia Didática, que tem com etapas: introdução, análises prévias, concepção e análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. As análises prévias evidenciaram dificuldades, como a confusão entre conceitos e a aplicação inadequada de fórmulas. Durante a experimentação, o GeoGebra demonstrou eficácia ao facilitar a mobilização e conversão de registros semióticos, promovendo maior engajamento e compreensão dos alunos. Concluímos que a sequência didática mediada pelo software potencializou a aprendizagem de corpos redondos, destacando a relevância das tecnologias digitais para o ensino de matemática e fornecendo subsídios para práticas pedagógicas futuras. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 11337 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpos Redondos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem Instrumental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
Título: dc.title | O ENSINO DE CORPOS REDONDOS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Fernando Augusto Cunha Cordeiro Junior - Dissertação.pdf | 4,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921963/1/Fernando Augusto Cunha Cordeiro Junior - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: