ASTORGA NAS MEMÓRIAS DOS SEUS MORADORES. O DOCUMENTÁRIO COMO EXERCÍCIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA LOCAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringá UEMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARCO, MARLI DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-21T12:38:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-21T12:38:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherMARLIDEMARCOPROFHISTORIAUEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921919-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação de mestrado em questão tem como objetivo apresentar os resultados de uma atividade realizada com alunos de uma escola pública em Astorga. Essa atividade envolveu a produção de documentários curtos pelos alunos, junto com seus familiares com mais de 65 anos, visando investigar se os discursos sobre "vazio demográfico" e a ideia de que a região norte seria um "el dorado" foram internalizados pelos moradores locais. Este projeto visou não apenas promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento histórico, mas também valorizou e preservou as narrativas locais, muitas vezes negligenciadas nos discursos oficiais. Além disso, buscou-se criar um material que registrasse, preservasse e divulgasse a memória de diversos sujeitos históricos que desempenharam papéis fundamentais na formação da cidade, mas que frequentemente foram ignorados na historiografia oficial. A pesquisa visa, ainda, explorar e discutir os conceitos de história oral, história local, memória e identidade. O trabalho está estruturado em cinco partes. Na primeira, são apresentados os motivos e conceitos que orientam a pesquisa. O segundo capítulo revisa a colonização da região norte do Paraná, destacando a presença prévia de populações indígenas e posseiros, contrariando a ideia de vazio demográfico. O terceiro aborda a política agrária do Paraná e a atuação das companhias de terras na "re" ocupação, incluindo o surgimento de Astorga e seus distritos. No quarto capítulo, são detalhadas as características físicas e geográficas de Astorga e seus distritos. Por fim, o quinto capítulo descreve a metodologia de produção de documentários com os alunos, destacando a criação de recursos digitais para promover o ensino e aprendizagem da história local de forma mais eficaz.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.316 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAstorgapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPreservaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocumentáriopt_BR
Título: dc.titleASTORGA NAS MEMÓRIAS DOS SEUS MORADORES. O DOCUMENTÁRIO COMO EXERCÍCIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA LOCALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfHistóriapt_BR
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