Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá UEM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARCO, MARLI DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-21T12:38:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-21T12:38:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARLIDEMARCOPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921919 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação de mestrado em questão tem como objetivo apresentar os resultados de uma atividade realizada com alunos de uma escola pública em Astorga. Essa atividade envolveu a produção de documentários curtos pelos alunos, junto com seus familiares com mais de 65 anos, visando investigar se os discursos sobre "vazio demográfico" e a ideia de que a região norte seria um "el dorado" foram internalizados pelos moradores locais. Este projeto visou não apenas promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento histórico, mas também valorizou e preservou as narrativas locais, muitas vezes negligenciadas nos discursos oficiais. Além disso, buscou-se criar um material que registrasse, preservasse e divulgasse a memória de diversos sujeitos históricos que desempenharam papéis fundamentais na formação da cidade, mas que frequentemente foram ignorados na historiografia oficial. A pesquisa visa, ainda, explorar e discutir os conceitos de história oral, história local, memória e identidade. O trabalho está estruturado em cinco partes. Na primeira, são apresentados os motivos e conceitos que orientam a pesquisa. O segundo capítulo revisa a colonização da região norte do Paraná, destacando a presença prévia de populações indígenas e posseiros, contrariando a ideia de vazio demográfico. O terceiro aborda a política agrária do Paraná e a atuação das companhias de terras na "re" ocupação, incluindo o surgimento de Astorga e seus distritos. No quarto capítulo, são detalhadas as características físicas e geográficas de Astorga e seus distritos. Por fim, o quinto capítulo descreve a metodologia de produção de documentários com os alunos, destacando a criação de recursos digitais para promover o ensino e aprendizagem da história local de forma mais eficaz. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.316 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Astorga | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Preservação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário | pt_BR |
Título: dc.title | ASTORGA NAS MEMÓRIAS DOS SEUS MORADORES. O DOCUMENTÁRIO COMO EXERCÍCIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA LOCAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LUCIDEMIRANDAVILLANIPROFHISTORIAUEM.pdf | Dissertação ProfHistória | 825,03 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921919/2/LUCIDEMIRANDAVILLANIPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons