RACISMO INSTITUCIONAL NO PARANÁ: PRODUÇÃO COMPARTILHADA SOBRE A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA POLÍTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringá UEMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMATEUS, LUCIANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-21T12:21:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-21T12:21:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherLUCIANAMATEUSPROFHISTORIAUEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921917-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho retrata um estudo sobre o racismo institucional na política do Estado do Paraná, visando entender melhor a institucionalização do racismo no Brasil e a política imigratória que beneficiava o europeu. Para essa finalidade objetivamos conhecer algumas leis que direcionam a exclusão da população negra e benefício do imigrante europeu. Objetivando perceber melhor o quanto a população negra está excluída do processo político, organizamos juntamente com os alunos do Colégio Estadual Dr. Romário Martins, município de Cruzeiro do Sul - Paraná, uma pesquisa orientada sobre as municipalidades do estado do Paraná com o intuito de investigar casos reais e perceber o quanto a população negra está pouco representada politicamente no Estado e retratar no lápis grafite as representatividades negras paranaense. Como resultado da pesquisa despontaram exemplos de casos de perseguição e preconceito racial de negros eleitos democraticamente pelo povo sendo ameaçados de morte ou então sendo perseguidos na forma da lei simplesmente pelo fato de serem negros. O estudo da pesquisa revelou o quanto a sociedade ainda opta pelo conservadorismo de uma elite branca na escolha dos seus representantes e o quanto a população negra precisa lutar para ser inserida nos espaços de poder. Com objetivo de educar historicamente para uma maior abertura política e uma maior participação da população negra no processo, organizamos como produto a pesquisa propriamente dita para ser trabalhada em sala de aula, visando abordar as representatividades política, os espaços de atuação do negro, a conscientização para o voto consciente crítico e conectado a realidade, com isso despertar cidadãos conscientes e abertos para novas possibilidades de escolhas. Considerando que os jovens se interessam pouco por assuntos políticos, a ideia é trabalhar a conscientização acerca dos desafios da participação consciente do processo eleito, cujo intuito seja a promoção da equidade e da equiparação de representantes negros e negras nos cargos políticos. De modo através da arte e da história das representatividades levar a consciência crítica e reflexiva acerca do preconceito e ações promovida pelas instituições que deveriam representar democraticamente todos os cidadãos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.298 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismo institucionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentatividade negrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParanápt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de aulapt_BR
Título: dc.titleRACISMO INSTITUCIONAL NO PARANÁ: PRODUÇÃO COMPARTILHADA SOBRE A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA POLÍTICA NAS AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfHistóriapt_BR
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