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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá UEM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MATEUS, LUCIANA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-21T12:21:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-21T12:21:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | LUCIANAMATEUSPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921917 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho retrata um estudo sobre o racismo institucional na política do Estado do Paraná, visando entender melhor a institucionalização do racismo no Brasil e a política imigratória que beneficiava o europeu. Para essa finalidade objetivamos conhecer algumas leis que direcionam a exclusão da população negra e benefício do imigrante europeu. Objetivando perceber melhor o quanto a população negra está excluída do processo político, organizamos juntamente com os alunos do Colégio Estadual Dr. Romário Martins, município de Cruzeiro do Sul - Paraná, uma pesquisa orientada sobre as municipalidades do estado do Paraná com o intuito de investigar casos reais e perceber o quanto a população negra está pouco representada politicamente no Estado e retratar no lápis grafite as representatividades negras paranaense. Como resultado da pesquisa despontaram exemplos de casos de perseguição e preconceito racial de negros eleitos democraticamente pelo povo sendo ameaçados de morte ou então sendo perseguidos na forma da lei simplesmente pelo fato de serem negros. O estudo da pesquisa revelou o quanto a sociedade ainda opta pelo conservadorismo de uma elite branca na escolha dos seus representantes e o quanto a população negra precisa lutar para ser inserida nos espaços de poder. Com objetivo de educar historicamente para uma maior abertura política e uma maior participação da população negra no processo, organizamos como produto a pesquisa propriamente dita para ser trabalhada em sala de aula, visando abordar as representatividades política, os espaços de atuação do negro, a conscientização para o voto consciente crítico e conectado a realidade, com isso despertar cidadãos conscientes e abertos para novas possibilidades de escolhas. Considerando que os jovens se interessam pouco por assuntos políticos, a ideia é trabalhar a conscientização acerca dos desafios da participação consciente do processo eleito, cujo intuito seja a promoção da equidade e da equiparação de representantes negros e negras nos cargos políticos. De modo através da arte e da história das representatividades levar a consciência crítica e reflexiva acerca do preconceito e ações promovida pelas instituições que deveriam representar democraticamente todos os cidadãos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.298 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo institucional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representatividade negra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
Título: dc.title | RACISMO INSTITUCIONAL NO PARANÁ: PRODUÇÃO COMPARTILHADA SOBRE A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA POLÍTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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LUCIANAMATEUSPROFHISTORIAUEM.pdf | Dissertação de História | 2,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921917/2/LUCIANAMATEUSPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
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