O BRASIL EM CENA E A CULTURA NEGRA NAS AULAS DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringá UEMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, FERNANDO CAVALCANTE DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-21T11:29:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-21T11:29:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-31-
identificador: dc.identifier.otherFERNANDOCAVALCANTEDEOLIVEIRAPROFHISTORIAUEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921901-
Resumo: dc.description.abstractApesar de passados mais de vinte anos da obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica, como demanda a Lei 10.639/2003, seu trabalho nas salas de aula ainda não tiveram efetivadas diretrizes, seja por falta de formações, materiais didáticos adequados ou por uma cultura racista ainda persistente no Brasil, tendo isso em vista, esta pesquisa tem como objetivo a elaboração de um produto pedagógico que contribua para o trabalho com a Lei 10.639/2003 nas aulas de história a partir da filmografia brasileira, para tal o objetivo é discutir o uso do cinema como fonte em sala de aula para então elaborar um manual pedagógico que contribua para o trabalho com a Lei 10.639/2003 a partir da filmografia nacional. A proposta é que a partir de três fontes fílmicas: Macunaíma (1969), Abolição (1988) e Medida Provisória (2020), selecionadas por suas inúmeras possibilidades de trabalho tanto com a lei 10.639/2003, bem como a BNCC, permitindo aos professores das redes pública e privada a abordagem com maior efetividade da cultura afrobrasileira nas aulas de história a partir de filmes nacionais. Para direcionar o trabalho, o organizamos em três capítulos, aqui nomeados como atos: Ato um o ensino de história do brasil e a lei 10.639/2003, que por meio de uma revisão trará um olhar para a história do Ensino de História, destacando como esse foi utilizado para reforçar a desqualificação das populações negras; Ato dois a cultura afro-brasileira “em cena” no cinema nacional, que por meio da análise do contexto social dos diretores das obras, discute a importância das fontes escolhidas e de que modo seu uso pode contribuir para que o ensino de história seja mais efetivo no combate do racismo; e finalmente o ato três - clímax, o cinema nacional vai as aulas de história, que apresenta o manual produzido, esse que tem como objetivo não apenas auxiliar no uso das fontes escolhidas em sala, mas permitir aos docentes, se apropriarem do método proposto para o trabalho também com outros filmes em salas de aula em que venham a trabalhar com o ensino de história e cultura afro-brasileira. Por fim, esperamos que este trabalho contribua com o fortalecimento de uma cultura antirracista no ensino de história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13598 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfilmes nacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 13.006/2014pt_BR
Título: dc.titleO BRASIL EM CENA E A CULTURA NEGRA NAS AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfHistóriapt_BR
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