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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MADEIRA, Emily da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Acylena Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-20T16:09:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-20T16:09:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | O presente produto educacional é fruto de uma dissertação de mestrado intitulada de “Sequência Didática para o Ensino de Função Polinomial de 1º Grau”, em que o objetivo geral foi analisar indícios de aprendizagem sobre função polinomial de 1º grau a partir da aplicação de uma sequência didática, subsidiada pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A partir disso, tivemos como objetivo especifico da pesquisa, elaborar um produto educacional, a partir da sequência didática validada, para contribuir com a formação dos professores da educação básica. Como sabemos, o ensino de funções pode ser um desafio para o docente, uma vez que faz parte do campo de estudo da álgebra e essa se caracteriza como uma área em que diversos alunos possuem dificuldades atreladas a necessidade de abstração e de conhecimentos prévios. Lima (2014) contribui que as dificuldades apresentadas pelos alunos durante a aprendizagem de Função Afim (ou Funções Polinomiais de 1º Grau) têm origem durante a construção de conhecimentos no Ensino Fundamental e podem ser acumuladas durante todo o Ensino Médio, o que pode refletir também em etapas futuras. O autor salienta que uma das possíveis causas para tais dificuldades pode ocorrer devido ao processo de ensino dos conteúdos algébricos, que muitas vezes são abordados somente em aplicações algorítmicas, o que pode distanciar ainda mais a percepção dos alunos frente a situações problemas do cotidiano. Costa, Bittencourt e Fernandes (2016) corroboram que as principais dificuldades que os alunos encontram na aprendizagem de Funções Polinomiais de 1º Grau decorre da dificuldade no entendimento dos princípios básicos do raciocínio de funções que é compreender as relações existentes nos diversos registros de função. Diante desses impasses, desenvolvemos esse produto educacional, que é uma sequência didática destinada aos professores da educação básica, em especial, do Ensino Médio, que visam o ensino de função polinomial de 1º grau por meio de um recurso que fuja do tradicional, que trabalhe as diferentes representações matemáticas e contextualize os conceitos que compõem o objeto de ensino. Assim, para que os professores possam se familiarizar com os conceitos que fundamentaram a construção do produto educacional, discorremos brevemente sobre a Teoria dos Registros de Representação semiótica, a Teoria das Situações Didáticas e os documentos curriculares sobre o objeto. Após isso, definimos o que é uma sequência didática e a estrutura utilizada, para assim, propor orientações para a aplicação da sequência didática apresentada. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921886 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional é fruto de uma dissertação de mestrado intitulada de “Sequência Didática para o Ensino de Função Polinomial de 1º Grau”, em que o objetivo geral foi analisar indícios de aprendizagem sobre função polinomial de 1º grau a partir da aplicação de uma sequência didática, subsidiada pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A partir disso, tivemos como objetivo especifico da pesquisa, elaborar um produto educacional, a partir da sequência didática validada, para contribuir com a formação dos professores da educação básica. Como sabemos, o ensino de funções pode ser um desafio para o docente, uma vez que faz parte do campo de estudo da álgebra e essa se caracteriza como uma área em que diversos alunos possuem dificuldades atreladas a necessidade de abstração e de conhecimentos prévios. Lima (2014) contribui que as dificuldades apresentadas pelos alunos durante a aprendizagem de Função Afim (ou Funções Polinomiais de 1º Grau) têm origem durante a construção de conhecimentos no Ensino Fundamental e podem ser acumuladas durante todo o Ensino Médio, o que pode refletir também em etapas futuras. O autor salienta que uma das possíveis causas para tais dificuldades pode ocorrer devido ao processo de ensino dos conteúdos algébricos, que muitas vezes são abordados somente em aplicações algorítmicas, o que pode distanciar ainda mais a percepção dos alunos frente a situações problemas do cotidiano. Costa, Bittencourt e Fernandes (2016) corroboram que as principais dificuldades que os alunos encontram na aprendizagem de Funções Polinomiais de 1º Grau decorre da dificuldade no entendimento dos princípios básicos do raciocínio de funções que é compreender as relações existentes nos diversos registros de função. Diante desses impasses, desenvolvemos esse produto educacional, que é uma sequência didática destinada aos professores da educação básica, em especial, do Ensino Médio, que visam o ensino de função polinomial de 1º grau por meio de um recurso que fuja do tradicional, que trabalhe as diferentes representações matemáticas e contextualize os conceitos que compõem o objeto de ensino. Assim, para que os professores possam se familiarizar com os conceitos que fundamentaram a construção do produto educacional, discorremos brevemente sobre a Teoria dos Registros de Representação semiótica, a Teoria das Situações Didáticas e os documentos curriculares sobre o objeto. Após isso, definimos o que é uma sequência didática e a estrutura utilizada, para assim, propor orientações para a aplicação da sequência didática apresentada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5233 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Polinomial de 1º grau | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática para o ensino de função polinomial de 1º grau Produto educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Emily da Costa Madeira Produto Educacional.pdf | 5,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921886/1/Emily da Costa Madeira Produto Educacional.pdfDownload |
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