SEQUÊNCIA DIDÁTICA: EXPLORANDO O MUNDO DA LÍNGUA DE SINAIS ESCRITA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFMG - CAMPUS AVANÇADO ARCOSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves dos Santos, Ademar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-20T15:57:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-20T15:57:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-20-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA: EXPLORANDO O MUNDO DA LÍNGUA DE SINAIS ESCRITApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921885-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho descreve um produto educacional, uma sequência didática autoral, para o ensino da língua de sinais escrita, utilizando o sistema SignWriting. A sequência didática foi elaborada com base em estudos que destacam a importância da acessibilidade linguística e o papel do ensino das línguas de sinais como um caminho para a promoção de uma aprendizagem significativa e contextualizada, como apontam Quadros (1997) e Stumpf (2005). A metodologia é fundamentada na teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget (1975), que ressalta a relevância de estratégias concretas e visuais no processo de ensino-aprendizagem, e na abordagem construtivista, que enfatiza a participação ativa dos alunos e a contextualização da aprendizagem, conforme defendido por autores como Schneuwly e Dolz (2004) e Zabala (1998). A sequência didática, estruturada em cinco aulas, tem como objetivo geral promover a inclusão e a valorização da diversidade linguística e cultural, visando criar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, onde a diversidade linguística seja reconhecida e valorizada, como ressalta Strobel (2008). Espera-se que a introdução do SignWriting nas práticas pedagógicas possa ampliar as possibilidades de comunicação e aprendizado de alunos surdos, ao mesmo tempo em que sensibiliza a comunidade escolar sobre a riqueza da cultura surda. A contribuição científica gerada é a criação de um material didático contextualizado e inovador para o ensino da língua de sinais escrita, que pode ser utilizado em diversas escolas e contextos educacionais, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent287Kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática; Libras; Escrita de sinaispt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: EXPLORANDO O MUNDO DA LÍNGUA DE SINAIS ESCRITApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons