Sequência Didática para o Ensino de Função Polinomial de 1º Grau

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMadeira, Emily da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-20T15:56:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-20T15:56:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-20-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática para o ensino de função polinomial de 1º Grau.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921884-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa se debruçou a partir do seguinte questionamento: Em que aspectos a aplicação de uma Sequência Didática pode contribuir para o processo de ensino de Função Polinomial do 1º Grau na 1ª série do ensino médio? Para respondê-lo, objetivamos analisar os indícios de aprendizagem sobre Função Polinomial de 1º Grau para estudantes da 1ª série do ensino médio a partir da aplicação de uma Sequência Didática subsidiada pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Como fundamentação, trazemos a Teoria dos Registros de representação semiótica de Duval (2012) e pressupostos da Teoria das Situações Didáticas sob as perspectivas de D’Amore (2007). Em relação ao referencial metodológico, adotamos a Engenharia Didática de Artigue (1996) com as seguintes fases: análises preliminares, análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. Na fase das análises preliminares, foi efetuado o estudo de documentos curriculares oficiais, bem como a revisão da literatura de trabalhos (teses e dissertações) que abordam a temática de estudo, após isso, foi aplicada uma atividade diagnóstica do conhecimento discente, com base nas perspectivas da Teoria dos Registros de Representação Semiótica para verificar as principais dificuldades dos alunos da 1ª série do Ensino Médio a respeito do conteúdo de Função Polinomial de 1º Grau e contribuir com a produção da Sequência Didática. Na construção das situações e análise a priori, produzimos uma Sequência Didática referente ao conteúdo de Função Polinomial do 1º Grau, com base nos estudos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, em que os conceitos foram trabalhados por meio de suas representações em linguagem natural, tabular, gráfica e algébrica. Como resultado do experimento, observamos na análise a posteriori que a maioria dos estudantes pesquisados conseguiram obter um resultado satisfatório quanto aos conceitos de domínio/imagem, raiz/equação, crescimento/decrescimento e o sinal de uma Função Polinomial de 1º grau trabalhados em suas quatro representações matemáticas. Além disso, durante o processo de aplicação da Sequência Didática foi possível observar o desenvolvimento da autonomia, do raciocínio lógico e do trabalho em grupo. Diante disso, consideramos que o dispositivo didático tem potencial efetivo contribuir com o ensino do objeto matemático em sala de aula. Assim, esperamos que o Produto Educacional associado a essa pesquisa contribua para formação inicial e continuada de professores que atuam na Educação Básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16572pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Polinomial de 1º graupt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleSequência Didática para o Ensino de Função Polinomial de 1º Graupt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais