Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Madeira, Emily da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-20T15:56:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-20T15:56:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática para o ensino de função polinomial de 1º Grau. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921884 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa se debruçou a partir do seguinte questionamento: Em que aspectos a aplicação de uma Sequência Didática pode contribuir para o processo de ensino de Função Polinomial do 1º Grau na 1ª série do ensino médio? Para respondê-lo, objetivamos analisar os indícios de aprendizagem sobre Função Polinomial de 1º Grau para estudantes da 1ª série do ensino médio a partir da aplicação de uma Sequência Didática subsidiada pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Como fundamentação, trazemos a Teoria dos Registros de representação semiótica de Duval (2012) e pressupostos da Teoria das Situações Didáticas sob as perspectivas de D’Amore (2007). Em relação ao referencial metodológico, adotamos a Engenharia Didática de Artigue (1996) com as seguintes fases: análises preliminares, análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. Na fase das análises preliminares, foi efetuado o estudo de documentos curriculares oficiais, bem como a revisão da literatura de trabalhos (teses e dissertações) que abordam a temática de estudo, após isso, foi aplicada uma atividade diagnóstica do conhecimento discente, com base nas perspectivas da Teoria dos Registros de Representação Semiótica para verificar as principais dificuldades dos alunos da 1ª série do Ensino Médio a respeito do conteúdo de Função Polinomial de 1º Grau e contribuir com a produção da Sequência Didática. Na construção das situações e análise a priori, produzimos uma Sequência Didática referente ao conteúdo de Função Polinomial do 1º Grau, com base nos estudos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, em que os conceitos foram trabalhados por meio de suas representações em linguagem natural, tabular, gráfica e algébrica. Como resultado do experimento, observamos na análise a posteriori que a maioria dos estudantes pesquisados conseguiram obter um resultado satisfatório quanto aos conceitos de domínio/imagem, raiz/equação, crescimento/decrescimento e o sinal de uma Função Polinomial de 1º grau trabalhados em suas quatro representações matemáticas. Além disso, durante o processo de aplicação da Sequência Didática foi possível observar o desenvolvimento da autonomia, do raciocínio lógico e do trabalho em grupo. Diante disso, consideramos que o dispositivo didático tem potencial efetivo contribuir com o ensino do objeto matemático em sala de aula. Assim, esperamos que o Produto Educacional associado a essa pesquisa contribua para formação inicial e continuada de professores que atuam na Educação Básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16572 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Polinomial de 1º grau | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática para o Ensino de Função Polinomial de 1º Grau | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Emily da Costa Madeira Dissertação.pdf | 16,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921884/1/Emily da Costa Madeira Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: