
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Ângelo Márcio Macedo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-20T03:00:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-20T03:00:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921869 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | The article presents the question of grammatical incommensurability in Gaston Bachelard's epistemology, exploring the tension between common knowledge and scientific knowledge. Based on the notion of discontinuity of knowledge, it is argued that there is no tacit agreement between these two domains, since their linguistic structures and epistemological presuppositions are radically different. Based on the Bachelardian approach, it is shown that the grammar of scientific knowledge is structured on formal abstractions and methodological rigor, making it sometimes unintelligible to common sense. Grammatical incommensurability is not reduced to a simple difficulty in translating between language registers, but manifests an ontological and cognitive rupture. The article thus discusses the implications of this discontinuity for the construction of knowledge and the relationship between philosophy and science, emphasizing the need to understand the epistemological specificity of each domain without subordinating one to the other. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | BACHELARD | pt_BR |
| Título: dc.title | GASTON BACHELARD AND THE QUESTION OF GRAMMATICAL INCOMMENSURABILITY (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: