“LÁPIS COR DE PELE”: DIVERSIDADE OU EXCLUSÃO?

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos Araújo, Ayla Micéia-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo Alves de Sousa, Alessandra Raniery-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Moreira, Marcieva-
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira Leão, Odilanir-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Gomes, Caryne Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-19T22:43:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-19T22:43:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/862-
identificador: dc.identifier.otherEDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE, AUTOESTIMA E A INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS EM MEIO A DIVERSIDADEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921862-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo examina a representatividade nos materiais artísticos utilizados na educação infantil, com foco nos "lápis cor de pele", durante o processo de alfabetização. A pesquisa, baseada em observação direta e participativa com crianças em contextos escolares, destaca a importância de trabalhar a diversidade desde a infância. Materiais que consideram diferentes tonalidades de pele podem influenciar positivamente o desenvolvimento da identidade, a autoestima e a interação social das crianças, além de fomentar uma compreensão mais ampla sobre diversidade étnica. A pesquisa justifica-se pela necessidade de construir uma sociedade inclusiva desde os primeiros anos escolares. Os resultados ressaltam a urgência de mobilizar a comunidade escolar para adotar e divulgar materiais que representem a pluralidade étnica nas salas de aula. Para compreendermos mais sobre o assunto, conversaremos com as/os autores como CRUZ (2018), GOMES (2017), GUIMARÃES (2009), LINDEN (2018) e OLIVEIRA (2017), que serviram como base dos estudos sobre a temática abordadas. A discussão se concentra na importância de promover a discussão/diálogo de viabilizar o desenvolvimento de atividades de alfabetização que despertem nas/os alunas/os o interesse pela investigação das variedades étnicas desde as séries iniciais. A promoção de atividades que despertem nas crianças o interesse pela diversidade étnica desde as séries iniciais é essencial, para isso, é necessário o engajamento contínuo de educadores, gestores, pais e formuladores de políticas, a fim de minimizar os impactos do racismo no ambiente escolar e garantir uma educação infantil mais inclusiva e equitativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,17 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLÁPIS COR DE PELEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectINTERAÇÃO SOCIALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDIVERSIDADEpt_BR
Título: dc.title“LÁPIS COR DE PELE”: DIVERSIDADE OU EXCLUSÃO?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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