
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos Araújo, Ayla Micéia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Araújo Alves de Sousa, Alessandra Raniery | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Moreira, Marcieva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira Leão, Odilanir | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Gomes, Caryne Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-19T22:43:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-19T22:43:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/862 | - |
| identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE, AUTOESTIMA E A INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS EM MEIO A DIVERSIDADE | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921862 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo examina a representatividade nos materiais artísticos utilizados na educação infantil, com foco nos "lápis cor de pele", durante o processo de alfabetização. A pesquisa, baseada em observação direta e participativa com crianças em contextos escolares, destaca a importância de trabalhar a diversidade desde a infância. Materiais que consideram diferentes tonalidades de pele podem influenciar positivamente o desenvolvimento da identidade, a autoestima e a interação social das crianças, além de fomentar uma compreensão mais ampla sobre diversidade étnica. A pesquisa justifica-se pela necessidade de construir uma sociedade inclusiva desde os primeiros anos escolares. Os resultados ressaltam a urgência de mobilizar a comunidade escolar para adotar e divulgar materiais que representem a pluralidade étnica nas salas de aula. Para compreendermos mais sobre o assunto, conversaremos com as/os autores como CRUZ (2018), GOMES (2017), GUIMARÃES (2009), LINDEN (2018) e OLIVEIRA (2017), que serviram como base dos estudos sobre a temática abordadas. A discussão se concentra na importância de promover a discussão/diálogo de viabilizar o desenvolvimento de atividades de alfabetização que despertem nas/os alunas/os o interesse pela investigação das variedades étnicas desde as séries iniciais. A promoção de atividades que despertem nas crianças o interesse pela diversidade étnica desde as séries iniciais é essencial, para isso, é necessário o engajamento contínuo de educadores, gestores, pais e formuladores de políticas, a fim de minimizar os impactos do racismo no ambiente escolar e garantir uma educação infantil mais inclusiva e equitativa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,17 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | LÁPIS COR DE PELE | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | INTERAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | DIVERSIDADE | pt_BR |
| Título: dc.title | “LÁPIS COR DE PELE”: DIVERSIDADE OU EXCLUSÃO? | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons