Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Silvana Maria Aparecida Viana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-19T18:00:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-19T18:00:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Conectando Mentes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921856 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação contemporânea enfrenta desafios e oportunidades sem precedentes. A revolução digital, o avanço das pesquisas em neurociência e a necessidade de tornar o ensino mais inclusivo exigem novas abordagens e estratégias pedagógicas. Nesse cenário, compreender a interseção entre tecnologia, inclusão e neurociência é essencial para promover um aprendizado significativo e acessível a todos os estudantes. Com a crescente inserção das tecnologias digitais no ambiente educacional, surge a necessidade de preparar alunos e professores para um uso A cidadania digital pode ser definida como o conjunto de comportamentos, direitos e deveres que orientam o uso adequado da tecnologia. Este e-Book “Conectando Mentes: Tecnologia, Inclusão e Neurociência na Educação” tem como objetivo explorar as conexões entre tecnologia, inclusão e neurociência, oferecendo reflexões e estratégias para educadores, gestores e pesquisadores que desejam aprimorar suas práticas pedagógicas. Através de uma abordagem interdisciplinar, analisaremos como as inovações tecnológicas podem ser utilizadas para personalizar o ensino, respeitando as particularidades cognitivas de cada estudante e promovendo um ambiente educacional mais equitativo. Este Livro foi desenvolvido para educadores, gestores, pesquisadores e todos aqueles que buscam compreender como a tecnologia pode ser utilizada de forma eficiente e ética para potencializar a aprendizagem. Ao longo dos capítulos, discutiremos como ferramentas digitais podem ser aliadas do ensino, promovendo metodologias inovadoras e auxiliando no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. A inclusão educacional é um tema central neste material. Compreender as diferentes necessidades dos estudantes e utilizar tecnologias assistivas é essencial para garantir um ambiente de ensino equitativo. Exploraremos estratégias e recursos que possibilitam o acesso de alunos com deficiências e dificuldades de aprendizagem ao conhecimento, valorizando suas habilidades e potencialidades. Além disso, a neurociência tem nos proporcionado descobertas valiosas sobre o funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem. Neste eBook, abordaremos os princípios neurocientíficos que influenciam a aquisição do conhecimento, destacando como o uso de tecnologias pode favorecer a plasticidade cerebral, a retenção de informações e o engajamento dos alunos. A interatividade promovida pelas tecnologias digitais transforma o papel do professor e do aluno em sala de aula. Modelos como a sala de aula invertida, a gamificação e a aprendizagem baseada em projetos demonstram como o uso estratégico das ferramentas digitais pode estimular a autonomia e a criatividade dos estudantes, tornando-os protagonistas do próprio aprendizado. No entanto, o uso da tecnologia na educação também traz desafios, como a necessidade de formação docente, a adaptação das metodologias tradicionais e as desigualdades no acesso digital. Discutiremos soluções para enfrentar esses obstáculos, garantindo que a inovação seja inclusiva e acessível para todas as realidades educacionais. Ao final deste eBook, esperamos que você tenha uma visão ampla e crítica sobre o papel da tecnologia na educação, compreendendo como ela pode ser aplicada para promover uma aprendizagem mais engajadora, inclusiva e fundamentada na neurociência. O futuro da educação está na interconexão entre conhecimento, inovação e acessibilidade, e você faz parte dessa transformação. Convidamos você a mergulhar neste conteúdo e explorar novas possibilidades para enriquecer sua prática educacional. Vamos juntos conectar mentes, construir pontes para o conhecimento e transformar a educação com o poder da tecnologia, da inclusão e da neurociência. "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo." Paulo Freire. Boa leitura! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2894 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de dados / Educação por computador | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interação ente aprendizagem cotidiana e escolar | pt_BR |
Título: dc.title | Conectando Mentes: Tecnologia, Inclusão e Neurociência na Educação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Conectando Mentes.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921856/2/Conectando Mentes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons