PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADES COM APLICAÇÃO DO TEOREMA DE BAYES NO ESTUDO DO PROBLEMA DE MONTY HALL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - BARRA DO BUGRESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMIRANDA, DEVAIR DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Mauro Viegas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-19T12:51:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-19T12:51:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional_Devair-Miranda_2024pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921847-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho visa desenvolver um material pedagógico orientativo voltado para o ensino-aprendizagem de probabilidades, com ênfase na aplicação do Teorema de Bayes para a resolução do problema de Monty Hall. Além disso, o material explora diversas propostas que evidenciam a presença dos conceitos probabilísticos em nosso cotidiano. Inicialmente, são apresentados os conceitos fundamentais de probabilidade, destacando as características do Teorema de Bayes e o problema de Monty Hall, assim como as vantagens de utilizar esses conceitos na introdução e desenvolvimento do estudo de probabilidades. A metodologia adotada envolveu a criação de um material didático que, de maneira construtiva, apresenta conceitos, exemplos e propostas de aplicação. Dada a dificuldade enfrentada por estudantes do 3º ano do Ensino Médio na resolução de questões de probabilidade e interpretação de problemas relacionados, buscamos estratégias pedagógicas eficazes para melhorar a aprendizagem desses alunos. Assim, desenvolvemos um material orientativo que facilita a construção e exploração dos conceitos de probabilidade. Este material inclui explicações claras dos conceitos e propriedades, exemplos resolvidos e atividades práticas orientadas, focadas na construção dos conceitos de probabilidade, Teorema de Bayes e o paradoxo de Monty Hall. O objetivo é promover uma maior interação e participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de probabilidadespt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.77 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeorema de Bayespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMonty Hallpt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADES COM APLICAÇÃO DO TEOREMA DE BAYES NO ESTUDO DO PROBLEMA DE MONTY HALLpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons