Uma sequência didática para o ensino de triângulos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - BARRA DO BUGRESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE SOUZA, CRISTIANE ROBERTA-
Autor(es): dc.contributor.authorJacyntho, Luiz Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-18T23:05:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-18T23:05:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.geogebra.org/m/wdw2ekfp-
identificador: dc.identifier.otherUma sequência didática para o ensino de triângulospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921842-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo a elaboração e o desenvolvimento de uma sequência didática utilizando o software GeoGebra. A sequência foi planejada com base no material estruturado de ensino do Estado de Mato Grosso e transcrita para um GeoGebra Book, intitulado “Uma sequência didática para o ensino de triângulos”. O livro contém atividades relacionadas a conceitos geométricos básicos, tais como: conceitos primitivos (ponto, reta e plano), segmento de reta, ponto médio, mediatriz, bissetriz, ângulos, polígonos, soma dos ângulos internos de um triângulo, classificação, pontos e elementos notáveis de um triângulo. O público-alvo consistiu em 30 alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Militar PM 1º Ten. Carlos Henrique Paschoiotto Scheifer, na cidade de Pontes e Lacerda – MT, com duração de 750 minutos. Essa sequência foi desenvolvida em sala de aula, utilizando o GeoGebra Classroom para tornar a aula mais dinâmica e a aprendizagem mais significativa. Isso proporcionou uma melhora no engajamento e compreensão dos alunos sobre geometria, destacando a importância do uso de tecnologias educacionais. Por meio deste trabalho, pretende-se promover o resgate de conceitos, ajudando os educandos a preencherem algumas lacunas conceituais da geometria e, ao mesmo tempo, colaborar com os educadores da área de matemática para tentar resolver esse problema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypehtml5pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequências Didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebra Bookpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConstruções Geométricaspt_BR
Título: dc.titleUma sequência didática para o ensino de triângulospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeanimaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typesoftwarept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons