Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxia do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Senair Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sauer, Laurete Zanol | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-18T18:58:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-18T18:58:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE_SAMarques | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921834 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O curso de formação consiste no Produto Educacional vinculado à dissertação intitulada “Curso de formação continuada para professores em serviço: aprendizagem ativa no Ensino Fundamental”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) – Mestrado Profissional, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O objetivo deste curso é promover o aprimoramento da prática docente por meio de estratégias de aprendizagem ativa, através de uma Formação Continuada para professores que atuam nos anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental, contemplando uma sugestão de planejamento que já foi executado. Trata-se de um recurso didático destinado, também a estudantes de licenciaturas, como auxílio no desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ativa, visando à melhoria da qualidade do ensino por meio de práticas pedagógicas que impulsionem o fazer docente. Este curso de formação, retrata a construção da proposta aplicada para os docentes durante os encontros de formação continuada. Cabe ressaltar que, neste documento, todas as estratégias utilizadas são descritas, no capítulo 4, na íntegra. Espera-se que possa ser útil e inspirar novas práticas pedagógicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de Aprendizagem Ativa | pt_BR |
Título: dc.title | Curso de formação continuada para professores: Estratégias de aprendizagem ativa de matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE_SAMarques.pdf | 2.3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921834/2/PE_SAMarques.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons