Cartilha de Orientação ao Acesso e ao Processo de Inclusão dos Estudantes com TEA nas Instituições de Formação Profissional e Tecnológica.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCEFET - MINAS GERAISpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVinícius Arantes, Otávio-
Autor(es): dc.contributor.authorde Sousa Costa, Emerson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-19T02:56:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-19T02:56:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional _ Cartilha de Orientação ao Acesso e ao Processo de Inclusão dos Estudantes com TEA na EPT.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921831-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional, a cartilha “A Inclusão de Alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na Educação Profissional Tecnológica” foi desenvolvida com o intuito de orientar educadores e gestores sobre a implementação de práticas inclusivas que garantam o acesso e a permanência de alunos com TEA nas instituições técnicas. Ao longo do documento, são abordadas as legislações pertinentes que fundamentam a inclusão, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Resolução CNE/CP nº 1, que asseguram o direito à educação para todas as pessoas, independentemente de suas características individuais. Essas normativas não apenas estabelecem os direitos dos alunos, mas também enfatizam a responsabilidade das instituições em criar ambientes educacionais acessíveis e acolhedores. A cartilha a seguir propõe uma reflexão sobre como as atividades educacionais podem ser flexibilizadas e adaptadas, de modo a atender as necessidades individuais dos alunos com TEA. Para isso, são apresentadas diversas atividades práticas adaptadas para cursos técnicos em áreas como Mecatrônica, Informática e Produção de Moda. Por exemplo, a montagem e programação de um robô simples na Mecatrônica, a criação de um site pessoal na Informática e a montagem de um look completo na Produção de Moda. Cada uma dessas atividades é acompanhada de objetivos claros e adaptações necessárias que facilitam a participação dos alunos, promovendo um aprendizado significativo e inclusivo. Além das atividades práticas, a cartilha enfatiza a importância de estratégias de ensino que favoreçam a inclusão. Entre essas estratégias, destaca-se o uso de materiais visuais, recursos tecnológicos e técnicas de ensino ativas, que permitem que todos os alunos se envolvam no processo de aprendizagem. A inclusão não deve ser vista apenas como uma responsabilidade legal, mas como um compromisso ético que exige a empatia e a humanização nas relações educativas. O professor é incentivado a desenvolver uma prática pedagógica que reconheça as singularidades dos alunos, promovendo um ambiente acolhedor que favoreça o desenvolvimento de suas habilidades e competências.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,10 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectautismo; acessibilidade; educação profissional e tecnológica; inclusão.pt_BR
Título: dc.titleCartilha de Orientação ao Acesso e ao Processo de Inclusão dos Estudantes com TEA nas Instituições de Formação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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