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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | CEFET - MINAS GERAIS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vinícius Arantes, Otávio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Sousa Costa, Emerson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-19T02:56:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-19T02:56:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional _ Cartilha de Orientação ao Acesso e ao Processo de Inclusão dos Estudantes com TEA na EPT. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921831 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional, a cartilha “A Inclusão de Alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na Educação Profissional Tecnológica” foi desenvolvida com o intuito de orientar educadores e gestores sobre a implementação de práticas inclusivas que garantam o acesso e a permanência de alunos com TEA nas instituições técnicas. Ao longo do documento, são abordadas as legislações pertinentes que fundamentam a inclusão, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Resolução CNE/CP nº 1, que asseguram o direito à educação para todas as pessoas, independentemente de suas características individuais. Essas normativas não apenas estabelecem os direitos dos alunos, mas também enfatizam a responsabilidade das instituições em criar ambientes educacionais acessíveis e acolhedores. A cartilha a seguir propõe uma reflexão sobre como as atividades educacionais podem ser flexibilizadas e adaptadas, de modo a atender as necessidades individuais dos alunos com TEA. Para isso, são apresentadas diversas atividades práticas adaptadas para cursos técnicos em áreas como Mecatrônica, Informática e Produção de Moda. Por exemplo, a montagem e programação de um robô simples na Mecatrônica, a criação de um site pessoal na Informática e a montagem de um look completo na Produção de Moda. Cada uma dessas atividades é acompanhada de objetivos claros e adaptações necessárias que facilitam a participação dos alunos, promovendo um aprendizado significativo e inclusivo. Além das atividades práticas, a cartilha enfatiza a importância de estratégias de ensino que favoreçam a inclusão. Entre essas estratégias, destaca-se o uso de materiais visuais, recursos tecnológicos e técnicas de ensino ativas, que permitem que todos os alunos se envolvam no processo de aprendizagem. A inclusão não deve ser vista apenas como uma responsabilidade legal, mas como um compromisso ético que exige a empatia e a humanização nas relações educativas. O professor é incentivado a desenvolver uma prática pedagógica que reconheça as singularidades dos alunos, promovendo um ambiente acolhedor que favoreça o desenvolvimento de suas habilidades e competências. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,10 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | autismo; acessibilidade; educação profissional e tecnológica; inclusão. | pt_BR |
Título: dc.title | Cartilha de Orientação ao Acesso e ao Processo de Inclusão dos Estudantes com TEA nas Instituições de Formação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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