
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos Neves, Milena | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bonfim Santos, Laurita Christina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Pereira, Paulo Ricardo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silveira Vasconcelos, Emanuella | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Longo Freitas Mandarino, Marcelo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-18T14:29:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-18T14:29:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/860 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A Taxonomia de Bloom no Ensino a Distância | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921817 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A integração da Taxonomia de Bloom na aprendizagem colaborativa em ambientes de Ensino a Distância (EaD) tem sido amplamente discutida como uma estratégia para promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores. Esta revisão da literatura analisou a aplicabilidade da taxonomia no contexto do EAD, destacando suas potencialidades e desafios. Os resultados indicam que, quando adequadamente implementada, a Taxonomia de Bloom pode estruturar atividades colaborativas que incentivam a análise, síntese e avaliação, proporcionando uma aprendizagem mais profunda e significativa. No entanto, desafios como a necessidade de formação docente, o engajamento discente e as limitações das plataformas digitais precisam ser superados para que sua aplicação seja efetiva. A pesquisa evidencia que um planejamento pedagógico criterioso, aliado ao uso estratégico das tecnologias educacionais, é essencial para maximizar os benefícios dessa abordagem. Por fim, recomenda-se que estudos futuros explorem metodologias híbridas e novas estratégias para adaptar a Taxonomia de Bloom a diferentes perfis de estudantes e ambientes virtuais de aprendizagem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,07 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Taxonomia de Bloom | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino a Distância | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Colaborativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Digital | pt_BR |
| Título: dc.title | Aplicabilidade da Taxonomia de Bloom na Aprendizagem Colaborativa no Ensino a Distância: Uma Revisão da Literatura | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons