Aplicabilidade da Taxonomia de Bloom na Aprendizagem Colaborativa no Ensino a Distância: Uma Revisão da Literatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos Neves, Milena-
Autor(es): dc.contributor.authorBonfim Santos, Laurita Christina-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Pereira, Paulo Ricardo-
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira Vasconcelos, Emanuella-
Autor(es): dc.contributor.authorLongo Freitas Mandarino, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-18T14:29:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-18T14:29:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/860-
identificador: dc.identifier.otherA Taxonomia de Bloom no Ensino a Distânciapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921817-
Resumo: dc.description.abstractA integração da Taxonomia de Bloom na aprendizagem colaborativa em ambientes de Ensino a Distância (EaD) tem sido amplamente discutida como uma estratégia para promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores. Esta revisão da literatura analisou a aplicabilidade da taxonomia no contexto do EAD, destacando suas potencialidades e desafios. Os resultados indicam que, quando adequadamente implementada, a Taxonomia de Bloom pode estruturar atividades colaborativas que incentivam a análise, síntese e avaliação, proporcionando uma aprendizagem mais profunda e significativa. No entanto, desafios como a necessidade de formação docente, o engajamento discente e as limitações das plataformas digitais precisam ser superados para que sua aplicação seja efetiva. A pesquisa evidencia que um planejamento pedagógico criterioso, aliado ao uso estratégico das tecnologias educacionais, é essencial para maximizar os benefícios dessa abordagem. Por fim, recomenda-se que estudos futuros explorem metodologias híbridas e novas estratégias para adaptar a Taxonomia de Bloom a diferentes perfis de estudantes e ambientes virtuais de aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,07 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTaxonomia de Bloompt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a Distânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Colaborativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Digitalpt_BR
Título: dc.titleAplicabilidade da Taxonomia de Bloom na Aprendizagem Colaborativa no Ensino a Distância: Uma Revisão da Literaturapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons