Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Oeste da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | George, Leonny | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-18T16:37:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-18T16:37:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha de Orientação Ao Professor para o Ensino de Estatística no Ensino Médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921791 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A compreensão e interpretação de dados têm se tornado cada vez mais essenciais na sociedade atual, o que destaca a importância de uma educação estatística sólida. No ensino médio, a estatística é crucial não só para o desenvolvimento acadêmico, mas também para formar cidadãos críticos, capazes de tomar decisões baseadas em dados. Contudo, a abordagem tradicional de ensino, centrada na memorização de fórmulas, não tem sido eficaz para engajar os alunos e promover uma compreensão mais profunda da disciplina, revelando lacunas conceituais, especialmente entre estudantes ingressantes no ensino superior. Nesse cenário, as tarefas investigativas surgem como uma metodologia inovadora e eficaz. Elas envolvem os alunos em processos ativos de exploração, coleta e análise de dados, aplicando o ciclo investigativo PPDAC (Problema, Plano, Dados, Análise e Conclusões). Essa abordagem busca não apenas melhorar a compreensão de conceitos estatísticos, mas também desenvolver habilidades críticas e analíticas. Além disso, ao mostrar a aplicabilidade da estatística em situações reais, as tarefas investigativas se tornam um fator motivador para os estudantes. Este material curricular educativo, intitulado "Educação Estatística: tarefas investigativas como apoio para o desenvolvimento do ciclo investigativo", tem como objetivo apoiar professores do ensino médio no ensino de estatística, destacando a importância de trabalhar com tarefas investigativas para aprimorar o letramento estatístico dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 947 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Cartilha de Orientação Ao Professor para o Ensino de Estatística no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons