
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Paula, Milca Maria Cavalcanti de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Gilvaneide Ferreira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-18T01:06:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-18T01:06:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921778 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | The work in question was born out of the need to understand (auto)biographical research from its beginnings in Brazil. Understanding the autobiographical movement in the educational sphere and its main approaches is our focus, because with such records that are born from reading and research, we can be clear about the dimensions of this methodological approach. The aim of this article is to record a dialog between the proposal of music educator Carl Orff, presenting his pedagogical work Orff Schulwerk (school work), and to look to his narratives, as an educator and composer, for contributions to our research. We are part of the doctoral course in Teaching (UFRPE/RENOEN) and in developing the research, which is qualitative, we followed the (auto)biographical methodology. The work is organized into three stages: i. Introducing Carl Orff as a music educator, specifying his pedagogical proposal; ii. Provide a history, albeit brief, of the epistemological principles that make up Brazilian (auto)biographical research; iii. To analytically record some of Orff's narratives, which are valuable for education today. We conclude by reinforcing the idea that there are new scientific and educational investigations in Brazil, which in many cases go beyond fads and open up space for other possibilities for forms of knowledge in the Human and Social Sciences. We also reinforce the importance of the arts, and in particular music, as a formative component of various contents, which can be brought into education not only as a pedagogical tool, but also as an inalienable human dimension. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | biographical | pt_BR |
| Título: dc.title | REFLECTIONS ON THE ORFF - SCHULWERK APPROACH: (AUTO)BIOGRAPHICAL NARRATIVES (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: